Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Conselhos para se manter hidratado durante o inverno


É inverno e o tempo seco atinge muitas partes do Brasil, unindo o "frio ao desagradável". Como nas baixas temperaturas as pessoas tendem a ficar mais recolhidas dentro de ambientes fechados, muitos se esquecem de beber água ou sucos para se hidratar. E a falta desse bom hábito faz muito mal.

Embora não se perca tanta água como no verão, a pouca ingestão no inverno faz com que as pessoas fiquem até mesmo mais inchadas, o que pode interferir na pressão arterial.

Estudos mostram que, quando a pessoa não se hidrata corretamente, o organismo, como forma de compensação, tende a reter sódio para manter o mesmo volume de água no corpo, o que eleva a pressão arterial.

O corpo fala


Não é preciso sentir sede para beber água. Manter uma garrafa de água na mesa de trabalho é uma boa dica para burlar a preguiça de ir até o filtro.
Os sinais de que o corpo está desidratado incluem: língua fica seca, prisão de ventre, febre, taquicardia, sonolência repentina e até mesmo dificuldade de equilíbrio.

Veja algumas dicas de como se manter hidratado no inverno:

1. Não se esqueça de ingerir pelo menos 2 litros de água por dia.

2. Não é preciso sentir sede para beber água. Cultive o hábito de beber alguns goles de água sempre.

3. Lembre-se: álcool desidrata! Se for beber, não esqueça de intercalar com copos de água.

4. Algumas pessoas não gostam de tomar muita água. Substitui-las por sucos de frutas de baixa caloria pode ser uma alternativa.

5. Muitos vegetais também contém água, como o caso do pepino: 95% dele é do líquido vital.

6. Beber o chá preferido também ajuda a manter o corpo com os níveis de água adequados.

7. Alguns preferem se exercitar no inverno para não suar. Embora a sensação de sede praticamente suma, é preciso lembrar de beber água. Carregue uma garrafinha com você.

8. No tempo frio as pessoas têm costume de ingerir menos água. Quem é hipertenso sofre com isso, pois o corpo ativa um mecanismo de reter o sódio e aumenta a pressão arterial.

9. Os idosos têm 25% menos de água no corpo. Beber água com frequência é importante para manter a hidratação do corpo.

10. Crianças também são mais suscetíveis à perda de água. Mantê-las hidratadas deve ser prioridade dos pais no tempo seco e inverno.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário