Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 20 de agosto de 2011

Aveia: saúde na sua mesa

Conheça ótimas razões para inserir esse alimento nas suas refeições.



Você conhece a importância da aveia para o organismo? Imagine todo o excesso de gorduras e açúcares sendo impedidos de ir para o seu sangue. Pois, é a aveia que faz isso. Sua fibra solúvel reduz o colesterol ruim, limpando as artérias.

O nome da fibra é Betaglucana, que, quando ingerida, dissolve-se em água, formando um gel viscoso. Durante o processo de digestão, esse gel recolhe parte das gorduras consumidas com a alimentação, eliminando-as com as fezes. Dessa forma, 10% do colesterol sanguíneo é reduzido, impedindo o acúmulo na parte das artérias, afinal, é fundamental para a saúde do coração manter o sangue circulando sem obstáculos.

Mas, para que todos esses benefícios sejam obtidos, o consumo da aveia deve ser regular – 2 colheres de sopa todos os dias. Aí vão algumas dicas de como usar esse ingrediente: salpicar na salada de frutas, no iogurte desnatado, bater com sucos naturais e até acrescentar a pratos prontos, como sopas e saladas.
Proteger o coração é o principal papel da aveia, porém, por fornecer muitos outros nutrientes, o cereal faz mais pela saúde. Veja:

Beleza em dia:

A aveia é fonte de silício, mineral que reorganiza as fibras de sustentação da pele, importante para minimizar a aparência de celulite. Usada como ingrediente de máscaras naturais, esfolia suavemente a pele e absorve a oleosidade, sem ressecar.

Intestino funcionando:

Mais de 9g de fibras estão presentes em 100g de aveia. As fibras são necessárias para prevenir a prisão de ventre. Ainda mantêm a saúde do intestino, prevenindo infecções, pois servem de alimento para as bactérias benéficas.

Glicemia controlada:

Desde que consumida com moderação e não combinada com alimentos ricos em açúcar, a aveia ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue, prevenindo e controlando o diabetes.

Fonte: Emex - Nutrição Orientada

Nenhum comentário:

Postar um comentário