Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Períodos críticos da vida que podem favorecer a obesidade


Olá, caros leitores!
Recentemente li no jornal “Estado de Minas” uma reportagem com o seguinte título: “Obesidade brasileira vai se igualar à americana”. Segundo ela, o Ministério da Saúde prevê que em 2022 a taxa de sobrepeso e obesidade será igual a dos Estados Unidos, onde o problema é encarado como um risco à saúde pública. Resolvi  então, esclarecer mais um pouquinho sobre a obesidade! O assunto é realmente sério. O excesso de peso está associado ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes tipo 2, hipertensão arterial, doenças do coração, dentre outras. Por isso, gostaria de chamar a atenção de vocês para os períodos críticos da vida humana que podem favorecer a obesidade: infância (principalmente até os dois anos de idade) e adolescência.
No desenvolvimento normal de uma criança, a multiplicação das células que armazenam gordura (chamadas adipócitos) se inicia na 30ª semana de vida ainda no interior do útero da mãe, e se prolonga até os dois primeiros anos de vida. Assim, durante esse período, se a criança tiver uma alimentação com mais calorias do que ela é capaz de gastar durante o dia, essas células irão armazenar gordura até um certo limite (aumentando de tamanho), e a partir daí, se o excesso de calorias continuar a ser consumido, essas células começarão a se multiplicar para que possam armazenar mais gordura. Após essa idade, o número de células que estocam gordura permanece estável até os 8 a 10 anos de idade. Na puberdade volta a ocorrer um aumento rápido tanto no tamanho quanto no número de células (ou seja, na adolescência as células que armazenam gordura voltam a ter capacidade de se multiplicarem).
Dessa forma, crianças e adolescentes que passaram pelo processo descrito anteriormente , chegarão na fase adulta com maior número de células capazes de armazenar gordura, e consequentemente terão maior facilidade para engordar. Uma criança que é obesa nos primeiros seis meses de vida apresenta chance 2,3 vezes maior de se tornar um adulto obeso, enquanto adolescentes obesos de 10 a 13 anos  apresentam chance 6,5 vezes maior de se tornarem adultos obesos. Mas cuidado! Apesar de o aumento no número de adipócitos ser mais característico em épocas mais precoces da vida, ela também pode ocorrer na vida adulta!
Comece a prevenção dentro de casa. Os pais podem ajudar os filhos sendo exemplos de estilo de vida saudável. A seguir serão dadas orientações gerais para melhorar os hábitos e evitar o ganho de peso:
- Estimule a prática de atividade física (sob orientação de profissional capacitado).
- Desestimule o hábito de comer assistindo televisão. A pessoa deve prestar atenção no que está comendo. Assim ela terá maior controle sobre a ingestão de alimentos.
- Estimule o consumo de frutas, legumes e verduras, além de cereais integrais.
- Ofereça lanches saudáveis, e desestimule o consumo de refrigerantes, doces, salgadinhos, frituras.
- Estimule o hábito de comer de 3 em 3 horas.
- Mastigar bem os alimentos também é muito importante!
Prevenir o excesso de peso na infância e adolescência é fundamental para que crianças e adolescentes de hoje sejam adultos saudáveis no futuro!
Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário