Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Saiba combinar os alimentos!


Casar certos alimentos é uma deliciosa maneira de afastar anemia, obesidade, tumores e males do coração, entre outros. 
Antes, na culinária, os casamentos de ingredientes eram arranjados única e exclusivamente em nome do sabor. O romeu e julieta, que até Shakespeare abençoaria, uniu o doce acentuado da goiabada com o toque salgado do queijo — e nós, apreciadores, somos felizes para sempre por isso. Hoje, porém, vários contratos são selados na cozinha e nas gôndolas dos supermercados levando em conta outros interesses: a união deve fazer a força contra doenças, um parceiro potencializando os benefícios do companheiro.
Na Universidade, na Holanda, juntaram-se betaglucana com fitosteróis. "Ambas as substâncias abaixam os níveis de colesterol", conta o professor Ronald Mensink, responsável pelo trabalho. Unidos, porém, os dois compostos têm tudo para ficar mais poderosos — esse é o pressuposto, ao menos. Os holandeses desenvolveram um musli enriquecido com a dupla. Durante quatro semanas o cereal foi ingerido por 40 voluntários. Resultado: nesse período houve redução de 10% da gordura acusada de entupir artérias e levar ao infarto, o LDL.


Essa aliança serve de inspiração para encontros na mesa do café da manhã da sua casa. "A betaglucana, que é uma fibra solúvel, aparece na aveia e os fitosteróis estão em margarinas especiais", revela a nutricionista Rosana Perim, gerente de Nutrição do Hospital do Coração, na capital paulista. O peito, portanto, agradecerá mais ainda se você incluir não só um, mas os dois ingredientes no desjejum.
Já o almoço ou o jantar são apropriados para velhos parceiros — caso do arroz com feijão, que, como os protagonistas de uma verdadeira história de amor, se completam. Casais mais moderninhos, como o tomate e os brocolis, combatem o tumor de próstata. Mas a cenoura e a ervilha também formam um par harmonioso, aliado contra a anemia.

Fonte: Blog Nutrição e Exercício

Nenhum comentário:

Postar um comentário