Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 14 de agosto de 2011

Férias: Aprenda um cardápio saboroso, nutritivo e divertido para as crianças esquecerem o Fast Food

Gerente de Nutrição do HCor explica como os pais devem fazer para montar cardápios divertidos e nutritivos no período de férias, sem abusar de alimentos prejudiciais à saúde de crianças e adolescentes


kids

Há atualmente uma série de discussões sobre a alimentação infantil. O aumento no consumo de alimentos gordurosos, excesso de sal e açúcar na dieta da criança e do adolescente traz diversos danos à saúde e, em alguns casos, tornam-se irreversíveis do ponto de vista médico e nutricional. Durante o período escolar, é importante priorizar uma boa quantidade de nutrientes diários e uma dieta saudável é fundamental para a alimentação dos pequenos. Os pais investem na preparação de lanches e refeições saborosas para seus filhos, porém, no período das férias, alguns fogem da rotina e há um aumento no consumo de fast-foods, produtos industrializados, refeições rápidas e práticas com alto teor de sódio, gordura e açúcar.
De acordo com a Gerente de Nutrição do HCor – Hospital do Coração, Rosana Perim, nesta época do ano os problemas de saúde aumentam por conta de resfriados, gripes e crises respiratórias, devido o ar seco e poluído. “Comer bem e corretamente favorece o organismo e o deixa mais resistente, além de garantir energia para toda diversão. Além disso, alimentos nutritivos mantêm a saúde e o desenvolvimento da criança e do jovem durante o período de férias”, afirma Perim.
Entre as ações que os pais podem fazer para incentivar a ingestão de alimentos saudáveis no período de férias é sempre deixá-los prontos para o consumo. Isso inclui desde frutas frescas como morango, banana, maçã, pêra, salada de frutas, até gelatina, bolo preparado com flocos de aveia, bolo de cenoura, biscoitos caseiros integrais, sucos e água de coco.“É muito comum o aumento do consumo de refrigerantes e doces. Os responsáveis pelas crianças devem controlar a ingestão desses alimentos começando por limitar a compra deles”, completa Perim.
Criatividade na produção da refeição:         
Usar a criatividade decorando os pratos é uma alternativa para chamar atenção das crianças menores. Fazer uma flor com parte do tomate ou montar um boneco com ovo cozido, por exemplo, pode auxiliar a prender a atenção da criança para a alimentação correta. Para os maiores o ideal é introduzir verduras e legumes na massa e no recheio de tortas, preparar pastéis assados e recheados com verduras e queijo, fazer sobremesas à base de iogurte desnatado ao invés de creme de leite e chantilly, colocar torradinhas de pão integral nas saladas e queijo magro ao invés de parmesão são algumas sugestões. 
Dica importante:         
Procure fazer as refeições junto com as crianças e adolescentes. Isso favorece a repetição do modelo familiar de alimentação saudável. Com os pais aderindo um ritmo mais saudável na alimentação se espelharão em consumir o mesmo cardápio.
Dicas de cardápios para as férias escolares:
Café da manhã: Leite ou derivado de leite + cereal
Lanche da manhã: Fruta
Almoço/Jantar: Carne, frango ou peixe + cereal (carboidrato) + grão (feijão) + verduras e/ou legumes
Lanche da tarde: Fruta + leite ou derivado de leite + carboidrato
Fonte: Nutrinews

Nenhum comentário:

Postar um comentário