Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Suplementação Alimentar: Creatina

Em busca do corpo perfeito, cada vez mais praticantes de atividades físicas, atletas profissionais ou não, são adeptos da suplementação alimentar.



Suplemento alimentar
Suplemento alimentar é uma substância química que tem o objetivo de completar a ação dos alimentos naturais oferencendo mais energia. São bastante procurados por praticantes de atividade física e muitas vezes oferecidos por seus fabricantes como promessa para a redução de peso, medidas e aumento da força muscular. O seu uso ainda é feito sem orientação nutricional, e muitas vezes adquirido por recomendações de amigos, colegas e por propagandas nas embalagens, muitas vezes retratadas por modelos de corpos perfeitos e indicações de uso.
Porém nem todo suplemento alimentar é indicado, indiscriminadamente, para qualquer pessoa. O nutricionista é um profissional adequado para receitar o suplemento alimentar recomendado para cada pessoa.

Creatina


A creatina é um aminoácido produzido pelo nosso corpo, pelos rins e fígado, é proveniente principalmente pela carne vermelha e peixe.
O seu consumo por praticantes de atividade física, é feito normalmente através de um pó branco e uniforme.

Atualmente há mais de 900 pesquisas sobre a creatina, e não dúvidas quanto a melhora dos rendimentos em treinos para aumento da massa muscular, melhora da força muscular e hipertrofia. Esses resultados devem-se a introdução de água nas células musculares causando a retenção de líquido e promovento a síntese proteica
Os efeitos colaterais de seu uso podem variar entre náuseas, enjoos, e desconforto abdominal e se consumido em altas doses pode sobrecarregar rins e fígado.
É fundamental o acompanhamento de um profissional de nutrição em todas as etapas da utilização da creatina ( fase de saturação, manutenção, e off ), para evitar possíveis complicações futuras.

Fonte: Blog Nutrição & Exercício

Nenhum comentário:

Postar um comentário