Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Importância das Fibras na Alimentação


fibras

Todos sabemos que o consumo de fibras é essencial para a alimentação, mas nem todos conhecem os tipos de fibras existentes e todas as suas funções em nosso organismo, principalmento no intestino, portanto vamos conhecê-las!

Fibras são carboidratos que não podem ser digeridos pelo nosso organismo, portanto esses carboidratos não são quebrados quando chegam ao nosso intestino, aumentando o chamado bolo fecal, o trânsito intestinal e também diminuindo a absorção de açúcares, gorduras e colesterol.

A recomendação diária de fibras para adultos é de em média 35g/dia.
As fibras podem ser classificadas em:

Fibras Solúveis:
Esse tipo de fibra interage com a água formando géis em nosso intestino. Com a formação desses géis, as fibras solúveis aumentam o tempo do esvaziamento, fazendo com que demoremos mais tempo para sentirmos fome.
Os géis formados pelas fibras solúveis e pela água também fazem com que a absorção de açúcares e gorduras, como o colesterol sejam diminuídos, pois uma parte desses nutrientes acabam sendo excretados juntos com as fibras.
As fibras solúveis mais consumidas são:
Pectina: encontrada na aveia, soja, lentilha, ervilha, cenoura, maça e frutas cítricas.
Hemicelulose tipo A: encontrada no farelo de trigo, milho verde, abóbora, beterraba, mandioca, amendoim, aveia e cevada.

Fibras Insolúveis:
As fibras Insolúveis não interagem com a água, portanto não formam géis como as fibras solúveis, mas a principal função dessas fibras é o aumento do bolo fecal, estimulando o peristaltismo intestinal, ou seja, aumentando o funcionamento do intetino!
As fibras insolúveis mais consumidas são:
Celulose: encontrada em casca de frutas, farelo de trigo, feijão, soja, ervilha, milho e verduras folhosas.
Hemicelulose tipo B: encontrada no farelo de trigo, milho verde, abóbora, beterraba, mandioca, amendoim, aveia e cevada.
Lignina: encontrada em farelo de trigo, cereais integrais e pães integrais.
O ideal é que as fibras solúveis e insolúveis sejam consumidas diariamente, e não só um tipo de fibra, pois as fibras solúveis amolece o bolo fecal com a formação de géis e as fibras insolúveis aumentam o trânsito intetinal, portanto o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais são essenciais para a nossa saúde intestinal!
As fibras devem ser consumidas por todos os individuos saudáveis, mas são especialmente recomendadas para os casos de constipação intetinal, pessoas com o colesterol e triglicerídeos aumentados e portadores de diabetes, principalmente o tipo 2.
Mas lembre-se, se você possui problemas de constipação intestinal procure um nutricionista!
Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário