Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 11 de setembro de 2011

Gastrite ou Hipocloridria: saiba um pouco mais


gastrite

Atualmente existem milhões de pessoas com sintomas ou diagnóstico de hipocloridria e gastrite.
A hipocloridria é caracterizada por uma diminuição na secreção de ácido clorídrico no estômago (substância que promove a digestão dos alimentos e ativação para absorção de alguns minerais) levando a uma inflamação no tecido do estômago, aumento na produção de bactérias nocivas como a Helitobacter Pylori (bactéria presente em gastrites bacterianas), má digestão, diminuição na absorção de ácido fólico, ferro, zinco e vitamina B12.
Esta hipocloridria leva a alguns sintomas importantes como queimação, azia, distensão abdominal (barriga fica inchada), diarréia ou constipação (intestino preso), sensação de empachamento após comer, mau hálito, restos de comida nas fezes e língua branca.
A hipocloridria é causada por inúmeros fatores como doenças auto-imunes, nutrição deficiente em zinco e vitamina B6, excesso de gorduras e açúcares, alimentação com exageros, estresse, ingestão de bebidas alcoólicas e uso de medicamentos como omeprazol continuamente.
Fala-se muito que a gastrite é uma inflamação no estômago e que é diagnosticada com exames de endoscopia.
A hipocloridria leva a gastrite por sérios fatores como: se não há suco digestivo suficiente (ácido clorídrico), não haverá digestão correta dos alimentos, principalmente de proteínas. Esta má digestão leva a uma lesão na parede do estômago. Esta lesão e má digestão podem piorar o quadro quando o bactéria H.pylori se instala. Estes quadros ainda levam a disbiose, alteração que já foi descrita aqui.
Os fatores que ainda pioram esta má digestão e hipocloridria são o uso de medicamentos como o omeprazol, uso de antiácidos, consumo abusivo de café, chás, chocolate, gorduras, bebidas alcoólicas, refrigerantes e água com gás, leite e derivados, soja e outros que podem ser específicos para cada pessoa.
Todas estas alterações formam um ciclo vicioso levando a quadros de hipersensibilidades tardias (que em breve estará aqui no site), causando diversas doenças.
Há alguns alimentos que ajudam nesta melhora da hipocloridria e consequentemente, na digestão. Ofertar sempre na sua alimentação: hortelã, alecrim, erva-doce, couve, batata crua (pode bater nos sucos), fibras, frutas, legumes, evitar carnes, leite e derivados.
Lembrando a vocês que esta é somente uma breve orientação e NÃO uma consulta nutricional, para isso seria necessário ir a um profissional nutricionista.
Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário