Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 24 de setembro de 2011

Previna-se contra o Câncer de Pele


Filtro_Solar

O verão está a todo vapor! Muitas pessoas estão aproveitando esses dias quentes e ensolarados para pegar uma corzinha, jogar bola com os amigos, ir à praia, ao clube e caminhar.  Mas será que estão tendo o cuidado necessário para manter a pele saudável e evitar um possível câncer de pele?

As alterações climáticas estão cada vez mais intensas, e por isso, estamos mais expostos às radiações solares. Dessa forma, devemos aproveitar todos os recursos que temos para aumentar a nossa proteção. Aliada ao uso do filtro solar, uma alimentação adequada pode ajudar , e muito, na prevenção de lesões cutâneas por raios UVA e UVB.

O objetivo deste artigo é dar orientações sobre quais alimentos são eficazes na prevenção do câncer de pele!

Vamos lá!
O câncer é uma doença crônica de origem genética cuja ocorrência é determinada em grande parte por fatores ambientais, de natureza química, física ou biológica. No caso do câncer de pele o principal fator ambiental envolvido é a exposição ao sol. Quando estamos expostos aos raios solares, ocorre no nosso organismo a formação de moléculas instáveis, os famosos radicais livres, que são responsáveis por lesar as células da pele, podendo inclusive provocar alterações no código genético celular, o que aumenta a pré-disposição ao câncer.

Como a alimentação pode ajudar na prevenção do câncer de pele?
Os antioxidantes presentes nos alimentos atuam nesse sentido. Eles se ligam aos radicais livres formados no nosso corpo, impedindo que essas moléculas causem danos às células da pele.
Um estudo feito recentemente na universidade de Tel Aviv mostrou que pessoas que tomavam bebidas ricas em antioxidantes diariamente tiveram uma formação 50% menor de produtos oxidantes no sangue (como os radicais livres) que aquelas pessoas que tomavam bebidas semelhantes a refrigerantes, todas expostas ao sol em torno de 5 a 6 horas por dia.

Os principais antioxidantes presentes nos alimentos são:
- Carotenóides (pigmentos presentes em vegetais como frutas e legumes, responsáveis pela cor vermelha de melancias e tomates, e responsáveis também pela cor laranja da cenoura, da abóbora, do mamão).
- Vitamina A (presente no mamão, cenoura, espinafre)
- Vitamina C (laranja, morango, goiaba, mamão, limão)
- Vitamina E (presente em óleos vegetais – amendoim, soja, palma, milho, girassol , gérmen de trigo, grãos inteiros, gérmen de trigo, nozes).
- Zinco (presente em carnes vermelhas, ostras, fígado, ovos).
- Selênio (encontrado na castanha-do-pará, carnes vermelhas, aves, grãos de aveia, arroz integral).

Além disso, o ácido graxo ômega-3 tem sido apontado em pesquisas como importante fator de proteção contra o câncer de pele, e pode ser encontrado em peixes de água salgada e profunda, como o salmão e o atum.

Não se esqueça da hidratação! A ingestão adequada de água diariamente (em torno de 2 litros) é fundamental para mantermos a pele hidratada e para que os nutrientes sejam absorvidos corretamente pelo organismo.

Espero que essas informações tenham ajudado e que com elas o verão seja aproveitado de uma maneira ainda melhor! Caso precise de orientações individuais sobre sua alimentação, consulte um nutricionista!

Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário