Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Prevenção contra o câncer com carotenóides


carotenoides

O câncer é estimulado e ativado por fatores como poluição, metais pesados que estão nos peixes, panelas e alguns alimentos; alimentação pobre em nutrientes e em antioxidantes, alimentação rica em gordura saturada e trans, pobre em fibras, uso do cigarro, álcool, alimentos embutidos, com conservantes e corantes.

Muitas pessoas costumam dizer que “tudo dá câncer”, já ouviram alguém falar disso? Pois bem, não se trata disso. O que está acontecendo é que os estudos ficaram mais específicos e as pessoas estão sabendo mais a respeito dos gatilhos que influenciam no aparecimento do câncer. As pesquisas científicas estão ai para nos ajudar e não para nos amedrontar.

Uma substância bastante estudada para a prevenção contra alguns cânceres são os carotenóides. Estão presentes na gema do ovo, milho, nectarina, laranja, papaya e abóbora; na maioria das frutas e hortaliças como espinafre, couve, mostarda e melão.

A luteína, um carotenóide,  tem ação comprovada de antioxidante por proteger as células contra os radicais livres. Juntamente com a zeaxantina, outro carotenóide, tem ação de prevenção contra degeneração macular e catarata.

O licopeno é responsável pela cor vermelha de alguns alimentos e possui uma poderosa ação antioxidante. Ele também foi bastante estudado para prevenção contra o câncer de pulmão, próstata e estômago. Também tem ação contra os radicias livres formados na atividade física e contra a asma induzida pela o exercício físico. Os estudos mostram que sua ação é mais eficaz quando os alimentos estão processados por exemplo o molho de tomate.

Uma boa forma de prevenir contra o câncer é aumentar o consumo de antioxidantes, pois os radicais livres lesionam as células e aumentam a chance do aparecimento de câncer; consumir muitas fibras presentes nos vegetais, frutas, grãos, produtos integrais e farelos; aumentar sempre a ingestão de água, evitar o consumo rotineiro de produtos industrializados, embutidos, álcool e cigarro; consumir 3 porções de alimentos com cor vermelha, laranja e amarela e sempre praticar exercícios físicos.

Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário