Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 25 de setembro de 2011

Ameixas secas reduzem o risco de osteoporose


Artigo publicado no British Journal of Nutrition, mostrou que o consumo de ameixas secas reduz o risco de osteoporose em mulheres na pós menopausa. Na verdade, todas as frutas e verduras possuem um efeito positivo na proteção da massa óssea. Por isto, a alimentação torna-se muito importante já que após a menopausa a diminuição da massa óssea é de 3 a 5% por ano. Apesar de mulheres apresentarem maiores taxas de perda óssea em fases avançadas da vida, homens não estão livres do problema. O importante é começar a prevenção o quanto antes afim de diminuir o risco de fraturas.
No estudo em questão, 55 mulheres foram instruídas a consumirem 100 gramas de ameixas secas (cerca de 10 unidades) ao dia, enquanto um segundo grupo de mulheres consumiu a mesma quantidade de maçã desidratada. Todas as participantes do estudo também foram suplementadas com 500mg de cálcio e 400UI de vitamina D. O grupo que consumiu as ameixas secas tinha uma massa óssea mais densa. De acordo com os autores, isto aconteceu pois as ameixas tem a capacidade de suprimir a reabsorção óssea, que já é naturalmente maior que a deposição de cálcio nos ossos dos idosos.
Referência: Shirin Hooshmand, Sheau C. Chai, Raz L. Saadat, Mark E. Payton, Kenneth Brummel-Smith, Bahram H. Arjmandi.Comparative effects of dried plum and dried apple on bone in postmenopausal womenBritish Journal of Nutrition, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário