Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Assassinos de dieta: Salgadinhos e Frituras



Quem nunca ouviu dizer que “Gordura é ruim!”, “Não devemos comer gordura”,“ Gordura entope as artérias!”? Pois é, muito se fala sobre gorduras mas, a verdade é que ela tem um papel importante no organismo e deve fazer parte de uma alimentação equilibrada.  Então a questão é a qualidade e a quantidade da gordura que comemos! Existem tipos diferentes de gordura e é isto que precisamos saber para fazermos a escolher adequada.
 
A maior parte desses malefícios que ouvimos acontece em decorrência do consumo excessivo de gorduras saturadas, que estão presentes emcarnes gordas, bacon, linguiça, salsicha, mortadela, salgadinhos, entre outros. Não podemos esquecer também da gordura trans, presente em alguns alimentos industrializados e que também não são nada saudáveis.

Por outro lado, as gorduras de origem vegetal, nas quantidades certas, fazem bem a saúde. Por exemplo, a gordura do azeite, dos óleos vegetais, dos peixes, das castanhas... que além de fornecerem as “gorduras do bem” também fornecem antioxidantes, ômega 3 e minerais. Logo, são necessárias para o funcionamento adequado do organismo.
 
Alguns dados...
 
Em relação à quantidade de consumo, a pesquisa mais recente sobre aquisição alimentar realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que a presença de alimentos gordurosos está crescendo na alimentação da população. É que existe uma maior tendência de comer fora de casa e de consumir mais alimentos prontos. Isso contribui com este aumento de gorduras na nossa dieta.
 
Pensando em calorias e falando em dieta, todas as gorduras têm o mesmo valor calórico. Cada grama de gordura fornece 9kcal enquanto cada grama de carboidrato somente 4 kcal, mais que o dobro para a mesma quantidade. Está aí outro importante motivo para que os alimentos gordurosos sejam consumidos com moderação.
 
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou em 2010 uma pesquisa com vários tipos de alimentos e na categoria salgadinhos (de milho e batata) industrializados, ela mostrou que a quantidade de gordura saturada pode variar muito. Algumas marcas de batata frita têm até 4 vezes mais gordura saturada do que outras, enquanto que os salgadinhos de milho podem chegar até 10 vezes mais. Não podemos esquecer também dos salgadinhos fritos como coxinha, pastel, risoles, kibe... A quantidade de gordura é grande, visto que ela é absorvida pelo alimento no momento da fritura. Neste caso, o valor calórico pode até triplicar quando comparado com a versão assada.
 
Se alimentando por aí
 
Vale lembrar ainda que é importante avaliar o lugar onde comemos essas frituras porque óleos aquecidos por longos períodos, sob temperaturas muito elevadas associado ao reaproveitamento, alteram sua composição podendo formar a famosa gordura trans, tão temida por aumentar o mau colesterol e diminuir o bom colesterol. Além do mais, o processo de fritura pode ocasionar uma perda das substâncias benéficas que comentamos no início.
 
Além das calorias extras do alimento frito, quando a temperatura da gordura utilizada não é bem controlada, suas características químicas e físicas se alteram podendo prejudicar a nossa saúde.  
 
Então, se trocarmos as frituras por assados nos livramos do excesso de gordura?
 
Boa parte dela mas, isso ainda não é tudo. A gordura presente no alimento nem sempre está visível aos olhos. Ela pode estar escondida como um ingrediente, por exemplo. Alguns alimentos assados têm uma grande quantidade de gordura, como os feitos com massa folhada e massa podre.
 
Portanto, aqui vão algumas dicas:
- Evite comer os alimentos fritos, principalmente aqueles que são fritos em locais onde o óleo é muito reutilizado. Olhe a cor do óleo.

- Evite comer salgadinhos e petiscos que tem aquela massa folhada ou quebradiça como croissant e massa de empada e quiche.

- Olhe os rótulos dos alimentos e veja a quantidade de gordura total que ele tem.
 
Se você está de dieta ou quer manter a saúde, atenção! A gordura consumida deve ser de uma boa fonte alimentar e, em quantidade adequada. Caso contrário, a dificuldade em perder os tão sonhados quilos ficará maior.


Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário