Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Análise de Suplemento: Lipo 6 Black



Lipo 6 Black é outro produto muito comentado pelos meus pacientes. Moda em academias de todo o Brasil, propoe ser um suplemento termogênico queimador de gordura, fabricado pela Nutrex. Trata-se de um produto que sofreu várias reformas ao longo do tempo, "evoluiu" de apenas Lipo 6, à Lipo 6 Black.

Livre de ephedra, Lipo 6 Black está sendo comercializado, fora do Brasil, como um produto altamente eficaz no quesito “queima de gordura”. Nos argumentos utilizados pelo fabricante, ele é , "o pior e mais cruel queimador de gordura que este planeta já viu". Então, como você pode imaginar, tem havido um enorme burburinho ao redor deste produto.

A principal razão por trás da popularidade de Lipo 6 Black é o fato de que, mesmo que, tecnicamente falando, ele seja um "suplemento alimentar" seus criadores estão divulgando seus possíveis benefícios na queima da gordura, além das fronteiras das academias, alegando que, “Se a pessoa já não apresenta mais uma queima de gordura eficiente e busca algo que possa melhorar esta capacidade, já é um candidato excelente para usar Lipo-6 Black”. Assim, milhares de pessoas fecham os olhos às recomendações dos pofissionais e dão um jeito de conseguir um pote.

Vamos analisar este produto com base nas informações descritas em seu rótulo para ver se ele é mesmo vantajoso.


Observo que um de seus primeiros ítens é o Citrus aurantium que, neste produto está patenteado com o nome de Advantra Z®, com uma concentração de 60% de sinefrina. Citrus aurantium é também conhecido como laranja amarga. Seu extrato é largamente comercializado como uma alternativa segura para ephedra em produtos destinados à perda de peso, mas, se mau utilizado, ele também pode de causar efeitos perigosos à saúde. Citrus aurantium contém sinefrina (oxedrine), que é, estruturalmente, semelhante à adrenalina e, como a efedrina, estimula o sistema nervoso central podendo aumentar o metabolismo. Embora, até agora, nenhum evento adverso tenha sido associado com a ingestão de produtos contendo Citrus aurantium, a sinefrina pode aumentar a pressão arterial, e tem o potencial de aumentar os eventos cardiovasculares. Além disso, Citrus aurantium contém 6',7'-dihydroxybergamottin e bergapteno, ambos capazes de inibir o citocromo P450-3A, podendo aumentar os níveis séricos de muitas drogas. As pesquisas mostram que a sinefrina tem efeitos lipolíticos em células de gordura apenas quando se encontra em altas doses, sendo que há poucas evidências de que produtos que contenham citrus aurantium sejam eficazes na perda de peso. Três estudos relataram aumento das taxas metabólicas com o uso de Citrus aurantium, no entanto, pelo menos dois desses estudos foram agudos. Atualmente, Citrus aurantium pode vir a ser o melhor substituto para o termogênico ephedra. No entanto, mais estudos são necessários para estabelecer esta razão definitivamente.

Propaganda diz que é um destruidor de gorduras inteligente. 

O segundo componente é o Extrato de Gerânio (Geranium Surge). Este componente eu já comentei aqui em outra oportunidade quando analisei o Jack3d (veja). Ele é rico em 1,3-Dimethylamylamina, um composto químico capaz de imitar os efeitos da adrenalina, podendo promover efeitos termogênicos quando utilizado em doses controladas. O engraçado é que a Nutrex não diz quanto de extrato de gerânio o produto possui.

Outro componente é o Zingerone. Um estudo de 2008 mostra que zingerone, o principal componente picante do gengibre, impede o armazenamento de gordura, aumentando sua queima, em ratos. Posteriormente descobriram que o extrato de gengibre previne a obesidade, reduzindo a absorção de gordura pelo intestino delgado. Na pesquisa, o zingerone foi hipotéticamente responsável pelo aumento da eficácia das catecolaminas que induzem a lipólise, em 500%. Seria bom demais pra ser verdade não é? Mas devemos lembrar que o estudo foi conduzido em ratos. Ratos respondem muito mais rápido que os seres humanos a qualquer regime de perda de gordura. E outra, os pesquisadores alimentaram os ratos com 13g de zingerone, a mesma dose equivalente para os seres humanos, portanto, na prática, os resultados serão inevitavelmente mais sutis.

Um componente que me chama a atenção é o 3,5-Diiodo-L-Tironina.  O Lipo 6 Black apresenta 150 mcg deste composto. Vocês sabiam que este é um hormônio da tireóide? Sim, é o T2. Pesquisas sugerem que T2 atua em em nível mitocondrial, exercendo efeitos no metabolismo energético, estimulando a oxidação de ácidos graxos pela ativação de várias vias metabólicas. Mas T2 também possui a função de modular a ação de outros hormônios conhecidos com T3 e T4 que agem na tireóide. A tireóide é uma glândula que regula o metabolismo energético e a termogênese. Qualquer alteração na sua função normal pode modificar drasticamente o metabolismo, daí, mexer na tireóide não é uma boa ideia.

Produto apresenta versões voltadas ao público feminino. 

Seguindo a lista o próximo componente é Yohimbine HCL. Este nome significa Cloridrato de Ioimbina, um medicamento de prescrição usado para tratar a baixa libido e disfunção erétil. Mas espera aí...o suplemento não é pra aumentar a queima de gordura? O que tem haver? Acontece que esta erva é um potencial antioxidante, demonstrando propriedades vasodilatadoras. Isso significa que aumenta a circulação sanguinea. O uso de cloridrato de ioimbina pode causar náuseas, tonturas, nervosismo ou ansiedade, sonolência e problemas estomacais. Além do cloridrato de ioimbina, Lipo 6 Black traz também a substância pura.

Os próximos são três tipos de feniletilamina. A “B-Feniletilamina HCL”, “N-Metil-B-Feniletilamina HCL” e “R-Beta-Metilfeniletilamina HCL”. Compostos químicos encontrados, geralmente, no chocolate e possuem grande semelhança estrutural com a anfetamina, daí possuir ação semelhante no bloqueio do apetite e dar sensação de bem estar. Feniletilamina é metabolizada pela MAO (monoamino oxidase), o que impede que a feniletilamina chegue à corrente sanguínea, daí estes produtos como o Lipo 6 Black conterem inibidores da monoamino oxidade (IMAO), permitindo assim a ação da feniletilamina.

Por último, como de costume em todo termogênico, e o único componente que possui baseamento na literatura em relação à seus efeitos. A cafeína. No Lipo 6 Black ela vem em duas formas, cafeína anídra e 1-Metil Cafeína. Ela age como um estimulante e é normalmente utilizada para impulsionar a energia ou a concentração mental. A sua forma anidra, é a mais pura forma sintética da cafeína. Ela age também aumentando a ação de outras substâncias como a efedrina ou Ioimbina.

Benefícios do uso de Lipo 6 Black

Não vejo nenhum benefício extras com o uso de Lipo 6, ou qualquer outro estimulante, que a cafeína sozinha não apresente. O Lipo 6 Black até possui alguns ingredientes com ação comprovada, como a cafeína, mas, a maior parte dos seus componentes não têm aplicação direta na queima de gordura.

Efeitos colaterais do Lipo 6 Black

Lipo 6 Black apresenta componentes que podem causar vários efeitos colaterais, incluindo insônia, excitação excessiva, perda de apetite, agitação, tontura, câimbras, dormência, dores de cabeça, sensação de desmaio, aumento da freqüência cardíaca, sudorese, náuseas, dores de estômago e disfunção renal. Suas orientações no rótulo são tão agressivas que ele acaba sendo mais perigoso para a saúde que muitos medicamentos controlados. Vejam (em inglês):

Conclusão

Lipo 6 Black é só mais um dos métodos fracassados que visam uma rápida perda de gordura corporal. Possui diversos ingredientes que podem ser potencialmente prejudiciais à saúde e não garantem sucesso na promoção da perda de peso. Seus benefícios são menores, ou menos expressivos, que seus efeitos colaterais. Deste modo, na minha opinião, seu uso não se justifica.

Fonte: Site Meu Nutricionista

4 comentários:

  1. Dra. Faz jus os seus comentário, já que estudou para isso, muita gente se engana com esse tipo de remédio ou seja lá o que, porque a propaganda dentro da academia por pessoas que se dizem profissionais é grande, mas não sabem o risco que correm.Por esse motivo vim ler e irei ler mais ainda orientações de medicos de qualquer produto indicado.
    Abs.

    Ruthi

    ResponderExcluir
  2. Dra. Faz jus os seus comentário, já que estudou para isso, muita gente se engana com esse tipo de remédio ou seja lá o que, porque a propaganda dentro da academia por pessoas que se dizem profissionais é grande, mas não sabem o risco que correm.Por esse motivo vim ler e irei ler mais ainda orientações de medicos de qualquer produto indicado.
    Abs.

    Ruthi

    ResponderExcluir
  3. já fiz o uso desse termogênico, e não achei ele mais um método fracassado, é obvio q ele ñ faz milagres, mas ajuda e auxilia muito na queima de gordura, perdi exato 6kg em uma semana, ñ só eu como tbm conheço pessoas q obtiveram resultados semelhantes, sobre os efeitos colaterais, só ficava um pouco agitado, mas de resto, ocorreu tudo bem, ao termino de tudo, perdi 11 kg de gordura, pois tinha feito uma avaliação antes de começar a tomá-lo e fiz outra após o uso de um mês, estava com um percentual de 12% de gordura, mas é claro, q ele ñ faz milagres, se vc relaxar, acaba ganhando todo peso de volta, mas auxilia sim, e muito

    ResponderExcluir
  4. já fiz o uso desse termogênico, e não achei ele mais um método fracassado, é obvio q ele ñ faz milagres, mas ajuda e auxilia muito na queima de gordura, perdi exato 6kg em uma semana, ñ só eu como tbm conheço pessoas q obtiveram resultados semelhantes, sobre os efeitos colaterais, só ficava um pouco agitado, mas de resto, ocorreu tudo bem, ao termino de tudo, perdi 11 kg de gordura, pois tinha feito uma avaliação antes de começar a tomá-lo e fiz outra após o uso de um mês, estava com um percentual de 12% de gordura, mas é claro, q ele ñ faz milagres, se vc relaxar, acaba ganhando todo peso de volta, mas auxilia sim, e muito

    ResponderExcluir