Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 6 de novembro de 2011

Temperos naturais como utilizar


O uso de temperos naturais contribui muito para os aromas e sabores da culinária. Em substituição aos produtos industrializados, que contém substâncias que dificultam a digestão e provocam irritação gástrica e intestinal, além da grande quantidade de sódio (muitos deles contêm sódio acima da recomendação diária). São bem vindos os temperos que a natureza oferece que além de sabores diferenciados contém substâncias saudáveis como antioxidantes e constituintes funcionais. Exemplos:

1. Gengibre: pode ser utilizado na culinária como conserva – Modo de preparo: ralar o gengibre e adicione vinagre, açúcar mascavo e alho, deixe curtir em pote de vidro. Adicione esta conserva em saladas ou como condimento nas carnes. Esta raiz é considerada um anti-inflamatório e antiemético (possui característica que alivia sintomas relacionados com o enjôo, náuseas e vômitos). Pode ser utilizada também em chás e sucos e como tempero de frango e saladas.

2.  Alecrim: possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatória. Uma boa dica é colocar um ramo de alecrim fresco dentro do vidro de azeite, assim além de conservar as propriedades do azeite, conseguimos aproveitar também os benefícios do alecrim. Pode ser utilizado como temperos de carnes brancas, chás, sucos e em sopas.

3. Canela: pode ser utilizada no tempero para o cozimento de frutas, preparações doces, carne vermelha, ensopados e para chás. Estudos realizados sugerem que o consumo de canela pode diminuir níveis de glicose e hemoglobina glicada, sendo assim um tempero ótimo para diabéticos.

4. Açafrão: esta especiaria pode ser utilizada no final do cozimento do arroz, deixando o colorido (vermelho – alaranjado), em ensopados, frutos do mar, carnes brancas e vermelhas. Pode também salpicar um pouco de açafrão por cima do prato de comida. Assim você utilizará melhor os benefícios deste tempero.

5.  Orégano, manjericão e cominho possuem ação antiinflamatória e antibacteriana, podem ser utilizados em saladas, preparações assadas, molhos e salpicado no prato de comida.

6. Cúrcuma: possui um composto bioativo, a cucumina que tem ação antioxidante e antiinflamatória. Ajuda a colorir e acrescentar um gosto especial a comida. Experimente usá-lo em um refogadinho simples de legumes! Além de serem usados também no arroz, legumes, sopas, carnes e peixes.

7. Colorau: possui os compostos biotivos bixina e norbixina que possuem ação antioxidante e hipoglicemiante. Serve como corante de carnes assadas, sopas, pães e arroz. Também pode ser utilizado para colorir manteiga, queijos e outros pratos.

Aproveite os benefícios que a natureza nos oferece, com isso teremos perspectivas de uma boa saúde e redução dos riscos de doenças!



Fonte: Revista Nutrir +

Nenhum comentário:

Postar um comentário