Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Frutas indispensáveis em nosso dia a dia!

Conheça mais sobre as frutas mais comuns e quais os seus benefícios!


As frutas são muito importantes na nossa alimentação e também nos ajudam na correria do dia-a-dia, pois nem sempre temos tempo para comer e uma fruta sempre é bem vinda. Seu consumo é importante porque são grandes fontes de vitaminas, como a vitamina C, beta caroteno, potássio, fibras, além de serem altamente nutritivas e de fácil digestão. Contém também bioflavonóides, que protegem contra o câncer e outras doenças e nos fornecem energia rápida, pois a fonte de açúcar é natural.

Aqui vai uma tabela com a pontuação
e os benefícios das frutas mais saborosas:

• Abacate - 1 unidade - 182 pontos:
Além de muito gostoso, é muito saudável, pois esta fruta é rica em potássio, vitaminas A e C e niacina (ou vitamina B13), mas o abacate também tem alta taxa de gordura, por este motivo preste atenção ao seu valor calórico na hora de consumi-lo.
Um abacate inteiro tem aproximadamente 654 calorias sem o açúcar o que equivale a 182 pontos.

• Pêra média - 1 unidade - 19 pontos:
Além de vitamina C, a fruta é rica em complexo B. Essa substância é importante porque, ajuda o organismo a metabolizar melhor os nutrientes que ingere. Além disso, tem quase tanto potássio quanto uma banana-maçã, o que é uma ótima notícia para quem sofre de câimbras (causadas pela falta desse mineral no organismo) e para quem faz uso de diuréticos, como os hipertensos (a pêra repõe o potássio perdido com o líquido eliminado pelo corpo). Pela mesma razão, é ainda um bom lanchinho para quem gosta de malhar ou praticar esportes.

• Caqui - 1 unidade - 27 pontos
Como a grande maioria das frutas, o caqui tem boas quantidades de sais minerais e vitaminas (especialmente A, C e do Complexo B).Vitamina A - Ajuda a manter a boa visão, contribui para a saúde da pele e mucosas e promove o crescimento. Vitamina C - Ajuda na cicatrização, aumenta a resistência a infecções e auxilia na absorção de ferro pelo organismo, quando ingerida juntamente com alimentos ricos nesse mineral. Vitaminas do Complexo B - Ajudam a transformar em energia os nutrientes que ingerimos e contribuem para a formação de células e órgãos.

• Manga média - 1 unidade - 25 pontos
Boa para visão, auxilia no crescimento e conservação da pele, age contra infecções, contribui para a formação de ossos e dentes, evita a queda de cabelo, é purificador do sangue e diurético, promove a regularidade intestinal, é expectorante, combate a acidez e outras doenças do estômago e auxilia no combate de câimbras, estresse e problemas cardíacos.

• Banana nanica - 1 unidade - 19 pontos
Contém proteínas, lipídeos, glicídeos, potássio, sódio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C.

• Goiaba média - 1 unidade - 36 pontos
Antioxidante. Fortalece o sistema imunológico. Desoxida a vitamina E, ajuda a baixar o colesterol LDL. Melhora o metabolismo do cálcio. Melhora a eficiência dos neuro-transmissores cerebrais, estimula a absorção de proteínas e ferro.

• Laranja - 1 unidade - 24 pontos
Esta fruta é riquíssima em vitamina C, que tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, reforça as defesas do organismo contra todas as agressões.

• Maçã com casca - 1 unidade - 25 pontos
É boa para o cérebro, pois contém ácido fosfórico em forma facilmente digerível. Contribui para um sono tranqüilo, impede a formação de cálculos, evita a indigestão e previne e infecção da garganta, depurativo do sangue, por conter ácido málico, que elimina detritos provenientes do metabolismo, limpeza do trato vocal, boca e faringe, por sua propriedade adstringente. Favorece uma voz com melhor ressonância. Diabéticos podem comer maçã porque seu açúcar, a frutose, é absorvido lentamente pela corrente sangüínea. Boa para prevenir ou manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis, com a ingestão de uma maçã por dia. Isso se deve ao alto teor de pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda no controle das taxas de colesterol no sangue. Encontrada especialmente na casca. Uma maçã por dia ajuda a respirar melhor, combate câncer de pulmão, digestivo e de fígado, e também previne doenças cardiovasculares.

• Kiwi - 1 unidade - 15 pontos
É rico em cálcio, magnésio, ferro e especialmente potássio-contribui para equilibrar a tensão arterial-, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. Quantidades razoáveis de fibras solúveis, auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

• Carambola - 1 unidade - 8 pontos
A carambola é ideal para as pessoas que querem perder ou controlar o peso, porque tem poucas calorias (uma fruta média fornece 35 calorias). É, ainda, uma boa fonte de fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e vitamina C.

• Tangerina ou mexerica - 1 unidade - 18 pontos
Pode reduzir dramaticamente o risco de câncer de fígado, doenças cardíacas e diabetes. É uma fruta que apresenta uma quantidade razoável de sais minerais (cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio e ferro). Apresenta também vitaminas como, por exemplo, A, C e do complexo B. Possui um bom efeito diurético, sendo bom também para o funcionamento do sistema digestivo. Pode-se aproveitar a casca para a produção de doces e geléias, pois é rica em vitaminas.

• Fatia de abacaxi - 1 unidade - 12 pontos
Eficaz contra a arteriosclerose, artrite e infecções da garganta. Ajuda na formação óssea dos adolescentes e é digestivo. Contém cálcio, fibras, carboidratos, fósforo, ferro e vitaminas A, B e C.

• 1/2 mamão papaya - 1unidade - 15 pontos
Possui  alta quantidade de beta-caroteno, característico de frutas de tons alaranjados. O Beta-caroteno quando ingerido atua como formador de vitamina A. Já a Vitamina A, atua no combate a doenças de pele, cegueira noturna e queda de cabelos.

• 5 morangos - 1 unidade - 5 pontos
O morango é rico em ferro e vitamina C, combate males dos rins, anemia, reumatismo.O consumo da fruta evita a fragilidade dos ossos e a má formação dos dentes. Ele também dá resistência aos tecidos, age contra infecções, ajuda a cicatrizar ferimentos e evita hemorragias.

O morango também possui, em menor quantidade, vitamina B5, conhecida como Niacina. Ela tem a função de evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso, é recomendada como auxiliar no tratamento da gota e do reumatismo.

Também é eficiente contra infecções do fígado, da garganta e das vias urinarias.

Tudo é liberado desde que seu consumo seja moderado. No Emagrecendo temos uma equipe de Terapeutas Nutricionais que ajudam você em caso de dúvidas como, por exemplo, a melhor forma de inserir as frutas no cardápio do seu dia a dia.



Fonte: Emex - Nutrição Orientada

Nenhum comentário:

Postar um comentário