Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Já para a academia!

Exercícios físicos ajudam na saciedade: Mais um benefício comprovado!



Que os exercícios físicos – com um bom acompanhamento e uma rotina adequada – fazem bem para a saúde, isso é incontestável. 
Mas agora existe outro benefício: além de ajudar a queimar as calorias, os exercícios físicos também aumentam a sensibilidade dos neurônios envolvidos no controle da saciedade, o que contribui para a redução do consumo alimentar e, consequentemente, para a perda de peso.
O consumo excessivo de gordura e comidas altamente calóricas (como aquelas com muito açúcar) pode modificar a sensibilidade do cérebro – especialmente no hipotálamo – para o controle da saciedade. 
Essa “falha de comunicação” leva ao consumo quase incontrolável de alimentos e como consequência da ingestão calórica excessiva, somada ao fato de não se gastar toda essa energia, há aumento do peso.
O estudo da Unicamp demonstrou que a prática de exercícios restaurou a sensibilidade à saciedade nos neurônios do hipotálamo. 
Os exercícios aumentaram os níveis de proteínas produzidas no hipotálamo, Essas moléculas são cruciais para o aumento da sensibilidade dos neurônios a hormônios como a insulina e a leptina, que controlam o apetite.
Além do gasto calórico produzido pelos exercícios, a diminuição da fome se dá pelo melhor funcionamento do cérebro, que passa a modular melhor os sinais de saciedade recebidos do estômago.

Fonte: Emex - Nutrição Orientada

Nenhum comentário:

Postar um comentário