Que os exercícios físicos – com um bom acompanhamento e uma rotina adequada – fazem bem para a saúde, isso é incontestável.
Mas agora existe outro benefício: além de ajudar a queimar as calorias, os exercícios físicos também aumentam a sensibilidade dos neurônios envolvidos no controle da saciedade, o que contribui para a redução do consumo alimentar e, consequentemente, para a perda de peso.
O consumo excessivo de gordura e comidas altamente calóricas (como aquelas com muito açúcar) pode modificar a sensibilidade do cérebro – especialmente no hipotálamo – para o controle da saciedade.
Essa “falha de comunicação” leva ao consumo quase incontrolável de alimentos e como consequência da ingestão calórica excessiva, somada ao fato de não se gastar toda essa energia, há aumento do peso.
O estudo da Unicamp demonstrou que a prática de exercícios restaurou a sensibilidade à saciedade nos neurônios do hipotálamo.
Os exercícios aumentaram os níveis de proteínas produzidas no hipotálamo, Essas moléculas são cruciais para o aumento da sensibilidade dos neurônios a hormônios como a insulina e a leptina, que controlam o apetite.
Além do gasto calórico produzido pelos exercícios, a diminuição da fome se dá pelo melhor funcionamento do cérebro, que passa a modular melhor os sinais de saciedade recebidos do estômago.
Fonte: Emex - Nutrição Orientada
Nenhum comentário:
Postar um comentário