Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O que motiva as pessoas na hora de escolher os alimentos?




Escolha dos alimentos

Não ria ainda: cientistas descobriram que as pessoas escolhem as comidas pelo sabor.

Tal "descoberta", que parece equilibrar-se em uma tênue linha entre o óbvio e o ridículo, pode ajudar a elaborar melhores estratégias para o combate à obesidade e à indução de hábitos alimentares mais saudáveis.

As Dras. Sinéad e Mary McCarthy, das universidades de Dublin e Ulster, queriam saber se as campanhas que apregoam uma alimentação saudável estão focando os alvos corretos.

Para isso elas estudaram não apenas os hábitos alimentares de 1.500 adultos, mas sobretudo as atitudes que levam essas pessoas a escolherem seus alimentos.

O que vale é o sabor

Estariam as pessoas se baseando nas recomendações médicas sobre comer bem?

Parece que não.

A pesquisa mostrou que o sabor é o item individual mais importante na escolha dos alimentos.

A saúde e a nutrição representam o segundo fator mais importante influenciando a escolha dos alimentos.

Somente uma pequena parcela dos consumidores relatou a preocupação com o peso e o humor como elementos que influenciam a escolha daquilo que vão comer.

Iniciantes e experientes

A pesquisa segmentou os participantes em três grupos, de acordo com os motivos que os levam a escolher sua alimentação: "iniciantes descompromissados", "adaptáveis a qualquer situação" e "experientes saudáveis".

A escolha dos alimentos pelos "iniciantes descompromissados" se dá pelo sabor e pela conveniência.

Aqueles que se adaptam às situações mostram a maior variação de fatores, mas o sabor é o mais comum dentre eles.

A maioria dos "experientes saudáveis" (46%) apontou "saúde e nutrição" como o elemento mais importante, muito acima do sabor.

Foco no sabor

As cientistas concluem que os fabricantes de alimentos saudáveis não podem basear a divulgação de seus produtos apenas no quanto eles farão bem à saúde das pessoas.

Para atingir a parcela da população que ainda não se preocupa tanto com a qualidade nutricional dos alimentos, o importante é ressaltar que esses alimentos são saborosos.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário