Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 6 de outubro de 2012

ZMA ou Aspartato de Monometionina de Zinco


ZMA ou Aspartato de Monometionina de Zinco é uma combinação de zinco e magnésio que vem sendo estudada em função de seus benefícios para os praticantes de atividades físicas. 

Zinco

É um mineral importante, sendo essencial para que inúmeras reações químicas ocorram no nosso organismo. Intervém no funcionamento de certos hormônios, é indispensável à síntese de proteínas, à reprodução e ao funcionamento normal do sistema imune.
O zinco está envolvido em uma série de processos bioquímicos e é necessário para a atividade de mais de 300 enzimas em nosso organismo. Algumas da enzimas que contém zinco participam do metabolismo dos macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídeos) e da replicação celular. 
A enzima lactato desidrogenase, que contêm zinco, esta envolvida diretamente no metabolismo durante a realização do exercício físico, protegendo o organismo contra os danos causados pelos radicais livres que são produzidos durante a prática da atividade física. 
Pesquisas mostram que a deficiência de zinco pode levar a imunodepressão e comprometer a performance física de atletas e praticantes de atividades físicas. 
Estudos avaliam ainda a relação da suplementação de zinco com nos níveis de testosterona. Os estudos apontam que durante o exercício pode ocorrer redução significativa das concentrações hormonais de testosterona. A suplementação com zinco evitou quedas bruscas dos níveis deste hormônio, melhorando a resposta ao tempo de exaustão (tempo que o indivíduo demora para entrar em fadiga), beneficiando a performance dos praticantes de atividades físicas. 

Magnésio

O magnésio está envolvido em muitas reações enzimáticas, pois sua principal função está associada à ativação de inúmeras enzimas. O magnésio atua no metabolismo de gorduras e proteínas e está envolvido na sítese de ATP, molécula responsável pelo fornecimento de energia ao organismo. Está envolvido também no processo de contração muscular, que é essencial para o praticante de atividade física. 
Estudos sugerem ainda que há uma relação entre as concentrações de magnésio e de cortisol, hormônio que possui efeito negativo sobre a força e ganho de massa muscular. A suplementação com magnésio mostrou-se capaz de reduzir os níveis de cortisol o que, teoricamente, reduz o catabolismo muscular. 

A suplementação de zinco e magnésio parece ter efeitos positivos para praticantes de atividades físicas já que podem aumentar os níveis de hormônios anabólicos, reduzir o catabolismo muscular e melhorar o estado imunológico. 

Fonte: Mundo Verde

Um comentário:

  1. gostaria de saber se essa combinação tem alguma contraindicação para mulheres, ou existe algum ponto ruim desse consumo por atletas feminina.?

    ResponderExcluir