Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

8 alimentos/produtos que não podem faltar na sua dieta


Com a correria do dia a dia, acabamos não dando a devida atenção a nossa alimentação e, assim, corremos o risco de não fazer as melhores escolhas ou ficamos muito restritos aos mesmos alimentos.
Quanto mais saudável e variada for a alimentação, melhor será o funcionamento do organismo, e isso se observa com mais energia, disposição e menor risco no desenvolvimento de enfermidades, como hipertensão, diabetes, doenças do coração e outras.
Seguem dicas sobre oito alimentos que não podem faltar em sua dieta para que você tenha mais saúde:
Cereais integrais: ricos em vitaminas, minerais, carboidratos complexos e fibras. O consumo regular desses alimentos fornece energia para o organismo e proporciona maior sensação de saciedade. Além disso, eles melhoram o funcionamento intestinal e atuam no controle do colesterol e da glicemia.
Oleaginosas: são ricas em antioxidantes, vitaminas e minerais, como o selênio, que atua na prevenção do envelhecimento precoce, na redução do colesterol e triglicerídeos e na prevenção de doenças do coração.
Chá verde: obtido da planta Camellia sinensis, contém polifenóis e catequinas, com ação antioxidante e anti-inflamatória. Por ser termogênico, ajuda no processo de emagrecimento. Pode ser consumido na quantidade de 3 a 6 xícaras de chá ao dia, sem adoçar.
Semente de chia: destaca-se pela presença das fibras, com excelente capacidade de formação de gel. Assim, atua no controle da glicemia, na redução do colesterol, na melhora do funcionamento intestinal e também no processo de emagrecimento. O ômega-3 encontrado nessa semente oferece diversos benefícios, como a prevenção de doenças do coração, entre e outros.
Quinoa: fonte de fibras, vitaminas, minerais, proteínas e gorduras insaturadas, auxilia na regularização das taxas de colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares. Suas proteínas complementam o consumo desse nutriente, relacionado ao ganho e à manutenção de massa muscular.
Frutas vermelhas: ricas em antioxidantes e vitamina C, reforçam o sistema imunológico e previnem o aparecimento de diversas doenças. Sua ação antioxidante é percebida também na pele e nos cabelos, que ganham mais tonicidade, brilho e força. Entre elas destacam-se goji berries, cranberry, romã, morangos e mirtilo.
Cacau/chocolate 70% cacau: fonte de magnésio, manganês, potássio, ferro, cobre e vitaminas B e E e flavonoides, de ação antioxidante, seu consumo confere diversos benefícios ao organismo, como controle da pressão arterial, redução no risco de desenvolver doenças do coração e outros.
Probióticos/iogurtes: de nada adianta consumir todos esses alimentos se seu organismo não for capaz de absorvê-los, por isso o consumo dos probióticos ou seu alimento-fonte, como os iogurtes, irá garantir a absorção adequada dos nutrientes, o melhor funcionamento intestinal, a colonização adequada dessas bactérias benéficas, o reforço do sistema imune e outros benefícios.
Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário