Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Conheça os benefícios dos adoçantes naturais

Fique por dentro dos diferentes tipos e suas principais características.


Conheça os benefícios dos adoçantes naturais

Adoçante natural nada mais é do que a classificação dos adoçantes encontrados na natureza. Você já deve ter ouvido falar em pelo menos um deles.

O mel, por exemplo, é um adoçante do tempo da vovó!
Apesar de alguns adoçantes naturais serem um pouco calóricos, ao contrário dos artificiais, esses são mais nutritivos, apresentando quantidades significativas de minerais como ferro e cálcio. Fora isso, são uma ótima opção para os diabéticos que desejam cortar o gosto amargo dos adoçantes sintéticos.
Conheça a seguir os principais tipos de adoçantes naturais e suas características.
Estéviosídeo - também conhecido por Estévia ou Stevia: Planta brasileira que tem o poder adoçante 300 vezes maior do que a sacarose (açúcar branco). Pode ser consumida sem nenhuma contra indicação por qualquer pessoa. Ajuda no combate ao diabetes e no controle do peso. Não produz cáries, não é calórica, não é tóxica, fermentável ou metabolizada pelo organismo. Por conta de todos esses pontos positivos, é um dos adoçantes naturais mais requisitados atualmente.
Frutose: Com o potencial de adoçar 170 vezes mais do que o açúcar branco, a frutose deve ser usada com moderação, já que provoca cáries e tem consumo limitado para diabéticos.
Derivado da frutose, e extraído de uma planta semelhante a um cacto, o Agave está entre os naturais mais famosos para as pessoas no geral. Tem menos calorias do que o açúcar branco, além de ser uma opção mais saudável também. Indicado para quem deseja substituir o açúcar tradicional do cardápio.
Mel: É duas vezes mais doce do que o açúcar branco e, por isso, deve ser ministrado em quantidades menores. Não aconselhável para diabéticos.
Sorbitol e Manitol: O Sorbitol e o Manitol são derivados de outros açúcares e encontrados em algas marinhas. Sendo assim, têm o mesmo valor calórico do açúcar branco, o que os torna desaconselháveis para obesos e mesmo para diabéticos ou quem precisa seguir uma dieta de poucas calorias.
Depois de conferir essa lista de opções saudáveis para sua alimentação, nada melhor do que consultar seu médico ou nutricionista para avaliar qual o tipo de adoçante natural mais indicado e apropriado para sua saúde!
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário