Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Retenção de líquido pode causar inchaço nas pernas


As altas temperaturas do verão brasileiro podem causar diversos incômodos: um deles é o inchaço nas pernas, comum nessa época do ano. De acordo com o Prof. Dr. Roberto Augusto Caffaro, chefe da Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular do Departamento de Cirurgia da Faculdade Santa Casa de São Paulo, o sintoma está relacionado à retenção de líquido e a falta de exercícios físicos, mas pode ser amenizado com ações simples.

— No verão, as pessoas ingerem mais líquido do que o necessário, pois há mais sede. Contudo, a quantidade consumida fica acima do normal e se acumula no corpo. Além disso, a alta temperatura dilata os vasos e artérias, provocando o inchaço.

Para reduzir o desconforto, o Dr. Caffaro indica a prática de exercícios físicos, uma vez que o movimento auxilia no bombeamento dos líquidos retidos, além de acomodar as pernas de forma elevada.

— As pessoas devem prestar atenção na quantidade de água que ingerem, e procurar manter o equilíbrio para não provocar o excesso nem a desidratação. Diminuir o consumo de sal e manter uma dieta saudável também ajuda, pois quanto mais sódio estiver presente no organismo, mais água o corpo irá reter.

O professor afirma que o inchaço causado pelo calor não implica sérios problemas de saúde, porém se o sintoma não estiver relacionado às altas temperaturas, pode ser indício de um problema mais grave e um médico deverá ser consultado.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário