Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O que fazer para evitar gases intestinais (flatulência)?



Você sabe o que é flatulência?

São gases intestinais, que causam grande desconforto, além de poder trazer constrangimento social. Esses gases são formados pelo ar engolido durante a fala e enquanto comemos ou por gases formados no aparelho digestório. Eles são expelidos por via oral (arrotos) ou via anal (gases intestinais).

Suas causas podem ser intolerâncias alimentares, sendo as duas mais comuns a intolerância ao leite e ao glúten. Mesmo não tendo intolerâncias a retirada de alguns alimentos da dieta pode reduzir o problema.

O que pode causar flatulência?

Excesso de leguminosas: feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, soja.

Excesso de vegetais fermentativos: repolho, brócolis, couve-flor, couve, cebola, aspargo, rabanete, batata-doce, pimentão, pepino, aipo, berinjela.

Excesso de proteínas: carnes muito temperadas e defumadas, ovos cozidos, peixes, frutos do mar, queijos muito maduros (gorgonzola, parmesão).

Laticínios: a lactose presente no leite e em seus derivados é uma causa comum de gases. Para os intolerantes que não querem parar de consumir laticínios a enzima lactase pode ser consumida sob a forma de suplementos.

Carboidratos simples: açúcar branco ou mascavo e doces muito concentrados.

Bebidas com gás: refrigerantes, cervejas, espumantes e água com gás aumentam o conteúdo de gases no estômago

Frutose: um consumo excessivo de frutas açucaradas como uva passa, bananas, maçãs e seus sucos

Adoçantes artificiais: utilizados para adoçar chicletes e outros produtos diet podem inclusive causar diarréia. Os mais comuns são frutose, sorbitol, manitol, e xilitol.

Alimentos gordurosos: batatas fritas, carnes gordas e molhos a base de óleos ou maionese podem causar gases e diarreia.

Hábitos inadequados: Comer rápido e mastigar pouco os alimentos atrapalha a digestão, assim como falar muito durante as refeições. Isso faz com que se engula um grande volume de ar.


O que fazer para diminuir a flatulência?

- Procure comer devagar e não falar durante as refeições;

- Prefira alimentos ricos em fibras e beba bastante líquido;

- Não ingerir em excesso os alimentos que causam gases, citados acima;

- Procurar comer alimentos como maçã, iogurte, chás concentrados de salsinha e salsão e frutas perfumadas como pêra, pêssego, sem casca e bem maduras. Esses alimentos reduzem os odores das fezes;

- Caminhar após as refeições estimula os movimentos intestinais, melhorando seu funcionamento e evitando gases.

Diminuindo estes alimentos seu desconforto possivelmente diminuirá.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário