Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Afinal, como a atividade física ajuda no emagrecimento?


Entenda o processo da queima calórica.
As funções vitais do nosso corpo, o metabolismo e os movimentos realizados no dia a dia são papéis naturais do organismo e necessitam de energia para acontecer.
 
Para produzir energia precisamos de combustíveis e esses combustíveis são os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos (carboidratos, proteínas e gorduras). 
A energia produzida pelos nutrientes é medida em calorias. Isso significa que quanto mais energia é gerada, mais calorias devem se gastas!
Produção de Energia
Quando subimos um lance de escada ou precisamos dar uma corridinha nos sentimos mais ofegantes e o coração bate mais forte. Isso acontece, pois, para realizar um pequeno esforço, as células dos músculos precisam produzir mais energia e a grande maioria dos processos de produção desta energia na célula muscular é dependente do oxigênio.
Como o Oxigênio Chega até as Células? 
Através da respiração o ar chega ao pulmão e de lá o oxigênio é absorvido pela corrente sanguínea. Da corrente sanguínea ele é levado para todos os órgãos e células, inclusive os músculos. Nas células, o oxigênio é utilizado para “queimar” os nutrientes e produzir a energia que necessitamos. Então, quando for preciso mais energia, a respiração e os batimentos cardíacos aumentam para disponibilizar mais oxigênio para as células. 
Batimentos Cardíacos e Queima Calórica
A frequência cardíaca (FC) está relacionada ao aumento da queima de calorias em nosso corpo, isso nos permite planejar a quantidade máxima de calorias que deverá ser gasta em cada treino. Para tornar a prática de exercícios mais eficiente, traçamos metas de intensidade de esforço através da FC e conseguimos potencializar ao máximo este gasto calórico.
Além disso, é possível utilizar os resultados de calorias gastas e calcular metas de emagrecimento. Fica tudo mais tangível, evitando assim a falta de motivação por não atingir os resultados esperados. A FC alvo para o treinamento é estabelecida no planejamento e o Monitor Cardíaco é a ferramenta que garante que você estará dentro do gasto planejado!  "Através da FC é possível potencializar ao máximo o gasto calórico".
Melhorar o Gasto Energético
Para que haja um gasto ótimo de calorias na prática de exercícios, você deve manter a freqüência cardíaca em um nível relacionada ao seu condicionamento físico e objetivo. Com esta ferramenta conseguimos quantificar nossos resultados e estabelecer metas mais objetivas e seguras, extraindo ao máximo da atividade física a eficiência esperada para emagrecer.
Frequência Cardíaca
Agora que sabemos que o aumento dos batimentos cardíacos tem relação com a quantidade de calorias que são queimadas, podemos calcular o gasto de calorias através da monitoração da Frequência Cardíaca. Os cientistas que estudam nosso metabolismo, ao entenderem esse processo, desenvolveram diversas ferramentas para quantificar o gasto de energia. Algumas ferramentas e métodos de medição do gasto de calorias têm um alto custo e certa dificuldade de utilização por necessitar de laboratórios, equipamentos caros e procedimentos complicados. 
Mas, pensando nisso, outras ferramentas foram desenvolvidas e são muito mais acessíveis que os testes laboratoriais. É o caso do monitor de freqüência cardíaca ou “frequencímetros”
São relógios de pulso que vêm acompanhados de uma cinta com um transmissor que deve ser colocado na região do tórax. 
Este monitor capta a quantidade de batimentos por minuto e, em tempo real, transmite este valor para o relógio.  
Para que o exercício seja mais eficiente em gastar caloria é necessário que a intensidade do esforço e eleve a quantidade de batimentos cardíacos a pelo menos 60% da sua Frequência Cardíaca Máxima.
Para saber quantas calorias são gastas durante uma atividade física precisamos medir o esforço necessário para realizá-la, ou seja, sua intensidade. Quanto maior a intensidade de esforço, maior será  a quantidade de calorias queimadas para produzir a energia necessária para alimentar esse esforço. O tempo no qual é realizado este esforço também conta quando queremos queimar calorias.

Fonte: Emex - Nutrição Orientada

Nenhum comentário:

Postar um comentário