Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Você sabe a diferença de néctar de fruta ou suco de fruta?






O mercado de bebidas à base de frutas é uma realidade no Brasil. Muitas redes de supermercados já apresentam corredores inteiros destinados a esses produtos e consumidores, de modo geral, tendem a chamar de suco de fruta todas aquelas ofertas.
De acordo com as normas da ANVISA bebidas de frutas só podem ser rotuladas como sucos caso a embalagem contenha 100% de sucos de frutas, salvo as exceções de frutas muito viscosas que necessitam de alguma diluição, como a manga e a goiaba. Levando em conta esta regulamentação, as categorias mais comuns hoje no mercado são os néctares e as bebidas à base de soja. Nenhuma delas, pela legislação, pode ser denominada suco de frutas, sendo que o rótulo deve informar ao consumidor o exato tipo de bebida que está sendo ofertado.
Ainda são poucos os consumidores que têm consciência sobre a diferença entre suco e as demais bebidas de frutas, mas é possível que o esclarecimento sobre os principais grupos de bebidas de frutas disponíveis no mercado – sucos, néctares, refrescos e refrigerantes – venham a agregar valor aos sucos integrais e reconstituídos, principalmente quanto ao aspecto nutricional. O mercado de sucos integrais e reconstituídos ainda é muito pequeno quando comparado ao de néctares e bebidas de soja.
De acordo com a definição da ANVISA néctar é uma bebida não-fermentada, obtida da diluição em água potável da parte comestível do vegetal ou de seu extrato. A diferença básica é que o néctar não tem a obrigatoriedade de conservar todas as características originais de um suco natural de fruta. É permitido somente adição de açúcar, não sendo permitida a adição de corantes e de aromatizantes. Contém em média de 20% a 30% de polpa de fruta.
Portanto fique atento na hora de consumir bebidas processadas lembre-se suco de fruta é 100% natural, Néctar tem uma porcentagem de fruta, mas não pode ser chamado de suco e existem as bebidas a base de frutas estas pode conter quantidades variadas de polpa de frutas em sua composição e também contém corantes e aromatizantes.

E o suco em pó? Suco não refresco!
O refresco de fruta em pó contém 1% de fruta, isso mesmo 1! Além de corantes, aromatizantes, etc. E para completar algumas marcas incluem 4 tipos de edulcorantes (adoçantes como aspartame, ciclamato e sacarina sódica) em sua composição. 
Vale ressaltar que a Sociedade Brasileira de Pediatria em seu Manual de Orientação de Obesidade na Infância e na Adolescência recomenda que: “os adoçantes mais comuns (ciclamato, sacarina e aspartame) não devem ser utilizados indiscriminadamente na alimentação infantil, pois não se sabe ao certo quais são seus efeitos a longo prazo”.

Fonte: Revista Nutrir+

Nenhum comentário:

Postar um comentário