Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Quais as bebidas ideais para os dias quentes?



Enviada por Kleber M. Loiola - São Bento - PB

Em dias quentes algumas bebidas são mais recomendadas. Bebidas como água e água de coco são liberadas para o consumo e reposição de sais minerais, já energéticos e isotônicos necessitam de atenção.

É só a temperatura aumentar um pouquinho que o corpo já pede algum líquido, não é verdade? Claro que não é qualquer líquido que vai matar a nossa sede em um dia quente de verão. Não só por sede, mas nessas épocas quentes, o corpo necessita de mais e mais hidratação, pois conforme suamos, nosso corpo libera líquido, nos deixando desidratados e necessitando de alguma bebida para os dias quentes.

Durante o verão, não atrai nem um pouco tomar um café com o calor insuportável, assim como não é muito agradável tomar aquele refrigerante trincando de  tão gelado no inverno. Algumas bebidas são mais consumidas e indicadas em determinadas épocas do ano. Para dias frios, bebidas mais quentes, que levem o aquecimento ao corpo, são as mais indicadas. Já para os dias quentes, muitas bebidas podem ajudar a controlar o calor que o corpo está sentindo.


Bebidas certas para dias quentes

Mesmo que nos tragam alívio instantâneo e que nos refresque naquele momento, algumas bebidas precisam ser consumidas de modo controlado e é preciso pegar leve na hora de se refrescar.

Água Mineral

Dentre todas as bebidas possíveis, a água é definitivamente a mais saudável e indicada para os dias quentes. Não existe cuidados e nem é preciso pegar leve, pois a água mineral repõe exatamente o líquido que você perde em dias mais quentes de verão. A água em qualquer momento da vida nos faz bem, claro que é preciso que seja uma água potável. Não beba água de lugares desconhecidos e sem saber a procedência.

Água de Coco

A água de coco também é uma bebida muito indicada em dias quentes, pois é uma bebida rica em sais minerais como o potássio, sódio e magnésio e ajuda a prevenir possíveis inchaços nas pernas, que são decorrentes do clima quente, além também de evitar a retenção de líquido. Não é uma bebida altamente calórica, podendo ser consumida sem maiores problemas em dias quentes. Um copo de 200 ml possui cerca de 60kcal.


Bebidas nem tão certas para dias quentes

Bebida Isotônica

É uma bebida ótima para hidratar e repor os carboidratos que foram perdidos, mas o seu consumo excessivo poderá trazer outras consequências, além de diversas calorias ao seu corpo. Uma garrafinha com 473 ml possui cerca de 108 calorias. Além disso, a sede pode até aumentar em função do teor de açúcar presente na bebida.

Refrigerante light

É bem refrescante e não possui muitas calorias, mas por possuir adoçante e gás, o refrigerante light causa o aumento no volume abdominal e acaba dificultando a digestão, causando mal estar e sensação de inchaço, sintomas esses que são agravados em dias quentes.

Suco industrializado

Ele é refrescante e alguns são enriquecidos com vitaminas e minerais, mas é uma das bebidas mais calórica, onde em um copo de 200ml pode ter de 80 a 140kcal. A presença do açúcar pode também gerar mais sede, se consumido em excesso.

Suco Natural

O suco natural possui vitaminas e minerais bastante importantes e essenciais para o nosso organismo. Atenção ao suco de laranja concentrado, pois, ele pode ser muito calórico e elevar rapidamente o teor de insulina do seu corpo. Para outros tipos de frutas, a dica é colocar pouco ou nenhum açúcar ou adicionar o adoçante de sua preferência.

 
Bebidas para serem esquecidas nos dias quentes

Café

Além de ser uma bebida que pode causar um mal estar terrível em dias quentes, o café também é uma bebida de alta temperatura, o que poderá aumentar ainda mais a temperatura do corpo, que já está alta devido o calor. Pode também causar desconfortos como dores de estômago, entre outros. Um modo em que o café poderá ser bebido é gelado, como em muitos lugares, mas mesmo assim, devido o seus componentes, não causa uma sensação refrescante, mas sim estimulante.

Energético

Embora esta bebida gelada seja muito boa e passe uma sensação de refrescância no momento, o energético  possui muitos nutrientes e diversas substâncias que excitam o nosso organismo, o que leva rapidamente a desidratação, quando em dias quentes necessitamos exatamente o contrário. Além disso, algumas são calóricas demais, contendo mais de 200kcal numa lata de 250ml!

Chá

O chá segue o mesmo princípio do café, podendo ser tomado gelado, mas como bebida refrescante não tem grande impacto. Portanto, um chá quente é completamente contra-indicado em dias de verão, pois irá aumentar ainda mais a temperatura corporal, causando mal estar e alterações de pressão arterial.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário