Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Nutrição e ganho de massa magra por homens



A preocupação dos homens com relação a estética e beleza aumenta a cada dia e o ganho de massa muscular é a principal questão para os homens. Praticantes de exercícios lêem assiduamente matérias sobre nutrição e, portanto, a quantidade de informação e desinformação que possuem é até maior que das pessoas em geral. Assim, é comum a busca, nas academias, de exercícios de força e resistência por homens que querem “eliminar” a gordura abdominal – outra celeuma estética para os homens. Entretanto, o que precisamos colocar em pauta é a necessidade de assimilação, em primeira instância, da ideia de que a nutrição é o combustível para os músculos e as células. 
Nós, nutricionistas observamos, na prática clínica, uma valorização da ingestão de proteínas e menor ingestão calórica por homens que buscam a definição muscular. Assim, eles acreditam que o metabolismo está alicerçado apenas em proteínas, desconhecem a interação dos aminoácidos  com o ciclo de Krebs, bem como do papel das vitaminas e minerais como fatores que favorecem uma série de reações químicas do metabolismo humano. Acreditam que todas as gorduras promovem ganho de massa gorda - ômega 3, óleo de coco e de palma tem ação lipolítica, por exemplo. Acreditam também que o carboidrato serve apenas para ser convertido em massa gorda – desconhecem sua atuação anabólica/construtora de massa muscular. 
Em linhas gerais, não é demais destacar que a nutrição adequada promove o ganho de massa magra de forma integrada e efetiva para homens com características ectomórficas (estruturalmente magros com dificuldade em ganho de peso). Para os homens com dificuldade de ganho de peso, o nutricionista implementa seus procedimentos avaliando o estado nutricional inicial, definindo objetivos e metas, acompanhando e dando feedbacks. Importante deixar claro que o cálculo do consumo alimentar representa apenas um componente da avaliação do estado nutricional do indivíduo. Os outros são: a avaliação antropométrica, a avaliação de sinais clínicos e dos sintomas de mau estado nutricional, além da avaliação bioquímica. 
O ganho de massa magra para homens com dificuldade de ganhar peso depende do incremento de energia (300 – 500 kcal/dia), podendo lançar mão de suplementos hipercalóricos quando conveniente; depende do aumento da frequência alimentar e da composição da dieta; depende também do cuidado de nunca treinar em estado de jejum; depende do estabelecimento de estratégias nutricionais que respeitem a individualidade e a cultura alimentar. A nutricionista trabalha a questão do ganho de massa magra, inclusive, prescrevendo alimentos que promovam a ação anabólica por meio da regulação hormonal (testosterona e insulina, principalmente). 
Atletas e praticantes de modalidades esportivas, como tênis, basquete, vôlei, futebol dedicam tempo considerável ao treinamento de força como prevenção de fadiga, prevenção de lesões e promoção da resistência muscular. Claro que esse tipo de treinamento tem sua função e importância para inúmeras variáveis que devem ser trabalhadas pela ciência da educação física. Contudo, o treinamento de força não deve ser tratado como única solução para o ganho de massa magra pelos homens que desejam aumentar a massa muscular, principalmente os que possuem características físicas ectomórficas. A sua nutrição deve ser avaliada e modificada para que os objetivos estéticos sejam alcançados de forma efetiva e o mais rápido possível, mesmo porque deficiências nutricionais reduzem a performance e atrapalham o ganho de massa magra.

Fonte: A Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário