Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Você sabe o que é Vigorexia?


A Vigorexia, também conhecida como Dismorfia Muscular é um transtorno pouco conhecido, porém comum, no qual os exercícios físicos, principalmente a musculação, vão além da capacidade do corpo de recuperação, somando-se ao fato da pessoa apresentar uma autoimagem distorcida, se achando sempre “fraco”, mesmo quando os músculos estão hipertrofiados e em sua máxima definição.

Esse distúrbio é mais comum em homens de 28 a 35 anos de idade. Acredita-se que cerca de 10% dos frequentadores assíduos das academias sejam portadores da doença.

Uma das principais características da vigorexia é a incansável busca pelo aumento da massa muscular associada à percepção errônea do próprio corpo. Além do exercício exaustivo, o portador da doença utiliza, em sua maior parte, altas doses de suplementos anabólicos, hormônios anabolizantes e outros métodos que prometem aumento do volume muscular. Porém, normalmente esses métodos adotados não são feitos com acompanhamento nutricional e/ou médico e podem gerar efeitos muito negativos.


Dentre as principais características dos portadores de Vigorexia, destacam-se:
- Excesso de exercício que visa aumento e definição muscular
- Autoimagem distorcida, acreditando ser sempre muito mais fraco do que realmente é.
- Uso abusivo de suplementos anabólicos, “queimadores de gordura” e esteróides anabolizantes
- Recusa e não aceitação de acompanhamento de um profissional para elaborar um plano adequado de suplementação e farmacológico
- Sensação de cansaço, fazendo com que muitas vezes faça o uso de estimulantes como cafeína, anfetaminas e até mesmo drogas, como a cocaína
- Imunidade alterada
- Isolamento social
- Depressão


A vigorexia também pode causar inúmeros problemas à saúde, como:
- Alterações nos ossos, tendões, articulações e músculos
- Sobrecarga renal e hepática (fígado)
- Envelhecimento precoce
- Queda de cabelo
- Problemas cardíacos
- Deficiência nutricional pela adoção de dietas restritas e com pouca variedade


É necessária a percepção da família e dos amigos com relação ao comportamento adotado pelo portador da vigorexia para que procure auxílio médico e nutricional. Ressaltando que durante o tratamento dessa doença, não será proibida a prática de atividade física, mas sua intensidade deverá ser diminuída.
Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário