Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

7 alimentos que melhoram a saúde da pele e dos cabelos


Os alimentos que compõe seu cardápio tem uma grande relação com a saúde e aparência de sua pele e cabelos. 

Não invista apenas em cremes e shampoos, mas também nesses 7 alimentos ricos em nutrientes que a deixarão mais bonita. 

1. Abacate 

Considerado um super alimento aliado da beleza por causa de seus antioxidantes e de sua gordura insaturada. Os antioxidantes combatem os radicais livres relacionados ao envelhecimento, rugas e manchas de pele. As gorduras saudáveis deixam a pele e os cabelos mais hidratados e macios. 

Use o abacate como opção do lanche a tarde salpicado com cacau e com um fio de mel ou em saladas no almoço e jantar. O óleo de abacate também pode ser usado como alternativa ao azeite na hora de temperar os pratos. 

2. Chás Verde e Branco 

Os chás verde e branco, provenientes da Camellia sinensis, são ricos em antioxidantes principalmente em epigalato-catequina-galato, um tipo que protege a pele dos danos causados pela exposição do sol e a poluição. 

Tome 3 xícaras da infusão ao dia. Para melhorar o sabor use gotas de limão ou casca de laranja no preparo. 

3.Amêndoas 

Estudos sugerem que pessoas que comem amêndoas têm menos cabelos brancos. Isso porque a amêndoa aumenta no organismo a ação de uma enzima antioxidante que protege os folículos evitando que os cabelos se tornem brancos. 

As amêndoas são boas opções de lanches entre as refeições. Coma de 6 a 7 unidades ao dia que podem ser adicionadas a frutas ou iogurtes. Trituradas podem ser usadas como farinha para enriquecer pães e bolos. 

4.Cacau 

Pesquisas apontam que o cacau tem mais flavonóides que qualquer outro alimento testado, inclusive que o chá verde, o vinho tinto e o mirtilo. 

Os flavonóides são potentes antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. O consumo regular de cacau nos protege contra os danos causados pela poluição e exposição ao sol. 

O cacau pode ser usado salpicado em frutas e iogurtes. 30g de chocolate com 70 de cacau devido a alta concentração do cacau também apresenta os benefícios. 

5.Iogurte 

O iogurte é fonte de cálcio, fósforo e de proteínas. O cálcio e o fósforo tem papel importante na saúde óssea e dos dentes. A proteína participa da formação de colágeno, que melhora a textura da pele e dos cabelos. 

O iogurte pode ser usado como opção de café da manha ou ainda no prepao de molhos para saladas. 

6.Morangos 

Os morangos são boas fontes de vitamina C e também de ácido elágico. A vitamina C tem importante papel na produção de colágeno, proteína que dá sustentação a pele e fortalece os fios de cabelo. Ainda tem efeito antioxidante protegendo a pele contra danos ambientais, rugas e ressecamento. 

Estudos mostram que o ácido elágico além de proteger a pele pode atenuar as manchas escuras causadas pelo envelhecimento e exposição ao sol. 

Use o morango como sobremesa ou como ingrediente de sucos. 

7.Café 

Em pequenas doses, 50ml ao dia, ele é um aliado da beleza. O café tem antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos danos do sol e a prevenir a degradação do colágeno e elastina evitando as rugas e a flacidez da pele. 

Mas o consumo excessivo é prejudicial, mais que 200ml ao dia leva a desidratação da pele, o que a deixa com aparência de envelhecida. 

Tome uma xícara de café ao dia, de preferência do café orgânico e sem adoçar. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário