Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Frutas Vermelhas


Nossos Superalimentos desse mês são as frutas vermelhas: amora, framboesa, morango, mirtilo, cereja, uva escura, cranberry, açaí, romã, ameixa, caqui, jabuticaba. 

Suas cascas, de cores que vão de vermelho a arroxeado, são ricas em flavonóides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres, moléculas, que quando em excesso, são responsáveis por danos ao organismo. 

Pesquisa científicas comprovam o efeitos do consumo de alimentos ricos em antioxidantes na redução do risco de doenças degenerativas como câncer, cardiovasculares, diabetes. 

Mas os benefícios dessas frutas bonitas e saborosas não param por aí. Os antioxidantes têm, ainda, papel importante na melhora das funções cerebrais, do sistema imunológico e da visão. 

As antocianinas, antioxidantes responsáveis pela coloração das frutas vermelhas, assim como diminuem o desenvolvimento de tumores também melhoram o funcionamento do cérebro.

Além dos flavonóides, são ricas também em vitaminas C e E o que aumenta seu poder antioxidante, relacionado também ao combate ao envelhecimento precoce.

Para obtermos todos os benefícios dessas frutas, elas devem ser consumidas in natura, na forma de polpa congelada ou desidratadas. 

Devem aparecer no cardápio, regularmente, como opção de sucos, em saladas de frutas, misturadas em iogurtes ou secas como opção de lanches entre as refeições.

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário