Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Linhaça – Um dos melhores alimentos funcionais




Rica em fibras contribuindo para diminuir o apetite e estimular o intestino preguiçoso, a semente pode ser usada como uma forte aliada na luta contra a balança. Além disso, ela é rica também em ômega 3, ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, que, em conjunto, ajudam a combater o LDL (mau colesterol),triglicerídeos e a manter a saúde do coração em dia. 

O uso diário ajuda na diminuição do açúcar no sangue e da resistência à insulina, auxiliando no tratamento do diabetes, obesidade e síndrome metabólica.

A linhaça é também é uma das principais fontes de lignana, substância responsável por amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Ajuda ainda na redução da pressão arterial e do ritmo cardíaco, protegendo o coração e vasos sanguíneos;

Possui ação antioxidante contra os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo das doenças crônicas;

Agora que você descobriu que a linhaça pode ajudá-lo a ficar ainda mais saudável, confira algumas dicas para extrair dessa poderosa semente o que ela tem de melhor!

• Para consumir a linhaça com iogurte, frutas, suco ou salada, o ideal é triturá-la. Mas, é importante conservar em potes de vidro e dentro da geladeira para que ela não perca seus nutrientes. O ideal é triturar apenas a quantidade que será utilizada no momento.

• A linhaça deve ser usada como tempero, nunca para cozinhar.

• O azeite de oliva é ótimo para amenizar o sabor forte da semente.

• Para que a linhaça faça efeito, é importante consumi-la diariamente. 

• Não adianta consumir a linhaça em quantidade exagerada – o indicado é de uma a duas colheres de sopa por dia -,pois pode interferir no processo de absorção de nutrientes.

Fonte: Dicas de Nutrição e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário