Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Conheça 4 alimentos-nutrientes que auxiliam no combate a gordura


Hoje em dia, além do sobrepeso e a obesidade, o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal vem se tornando um problema e mais um fator de risco para o desenvolvimento de várias doenças, como a hipertensão, diabetes, doenças do coração e outros distúrbios. 

Para ajudar a evitar esse problema, a adoção dos bons hábitos alimentares, procurando manter uma alimentação saudável e o mais natural possível e a prática regular de atividade física são fatores de proteção contra esses males e existem alguns nutrientes mais específicos que irão atuar nesta área. 

Seguem alguns deles para que possamos aproveitar todos os seus benefícios: 

Beta-sitosterol 

O beta-sitosterol auxilia na redução dos níveis de cortisol, um hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse e que está relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal. É encontrado no abacate e no óleo de abacate, do qual recomenda-se consumir até 2 colheres de sopa por dia, que poderá ser utilizado para temperar saladas ou sobre o prato já pronto. 

Chá verde 

O chá verde apresenta propriedades termogênicas, acelerando o metabolismo e ajudando no processo de emagrecimento. A presença dos antioxidantes encontrados neste chá combate os radicais livres, evitando a oxidação de gordura. Recomenda-se consumir de 3 a 6 xícaras do chá ao dia sem adoçar. 

Ômega 3 

Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que as mulheres que consumiam uma dieta equilibrada, incluindo o ômega-3 perderam aproximadamente 1 quilo a mais de gordura do que as mulheres com a mesma dieta sem o ômega 3. Vários estudos mostram que o acúmulo de gordura aumenta o estado inflamatório e o ômega 3 por apresentar efeito antiinflamatório, atuaria reduzindo e evitando este quadro. Por ser uma gordura também gera sensação de saciedade. Esta é uma gordura que o corpo não produz e por isso deve ser consumida através da alimentação. 

O ômega 3 pode ser encontrados nos peixes de água fria, como sardinha, salmão e outros e também nos óleos de peixe, linhaça e chia. 

Fibras 

Os alimentos ricos em fibras apresentam vários benefícios quando consumidos regularmente na alimentação. As fibras em contato com o líquido do estômago formam uma espécie de “gel” que o distende prolongando a sensação de saciedade. Essas também aumentam de volume e isso ajudará na redução da absorção de gorduras e glicose, auxiliando, portanto, no controle dos níveis de glicose e colesterol sanguíneos. Esse aumento de volume irá ajudar a melhorar o funcionamento intestinal, evitando assim a constipação. 

As fibras são encontradas nas frutas, legumes, verduras, cereais integrais, como pães, arroz, massas, farelos de aveia e trigo, nas sementes de chia e linhaça, nas algas, como a spirulina havaiana, Agar Agar e outros. 

Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário