Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 11 de novembro de 2012

Semente de girassol ajuda a reduzir o mau colesterol


Para quem quer manter o peso e cuidar bem da saúde do coração, a semente de girassol é uma grande aliada. Ela possui elevado teor de nutrientes essenciais ao organismo, mas que não são produzidos pelo corpo, como ômega 6 e ômega 9.
Também é rica em fitoesterois, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante ao colesterol, que, se ingeridos em quantidade suficiente, podem reduzir os níveis sanguíneos de LDL, o chamado mau colesterol, e o risco de câncer.
Segundo a nutricionista Analise Siviero, em entrevista ao Portal da Saúde, do Ministério da Saúde, além das gorduras boas, a semente de girassol tem alto teor proteico, sendo também fonte de minerais e vitaminas importantes, como vitamina E, cálcio, fósforo, ácido fólico e selênio.
Se consumida com a casca, por seu alto teor de fibras, contribui para aumentar a saciedade, consequentemente, ajudando no emagrecimento e controle do peso.
Para obter tais benefícios, basta consumir uma porção de 20g por dia. Mais do que isso já pode comprometer a dieta, devido a seu elevado valor energético.
De acordo com a nutricionista, a semente pode ser consumida na forma torrada. Também costuma vir misturada em outros tipos de cereais, como granola, por exemplo. Basta verificar no rótulo se ela está presente na lista de ingredientes.
O ideal é consumi-la ao natural, sem adição de sódio.
Para os que não se adaptarem bem ao seu sabor, Analise Siviero sugere inclui-la na salada ou acrescentá-la, na forma de farelo - batendo a semente no liquidificador -, na preparação de alimentos que levam farinha de trigo.

Fonte: Instituto de Nutrição Geralda Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário