Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 17 de julho de 2011

Entendendo a queima de gordura durante o exercício

barriga

A perda de peso gradual ou de gordura corporal são objetivos muito buscado pelas pessoas, pois além da mudança estética, elas proporcionam vários benefícios, como redução da pressão arterial e aumento da captação de glicose pela maior sensibilidade à insulina, fazendo com que a prática de exercícios físicos auxilie o controle da glicemia de pacientes portadores de Diabetes mellitus.
Quando o objetivo principal do praticante de atividade física é a estética corporal, seu intuito com a prática desportiva geralmente é a redução do percentual de gordura. Para isso, várias modalidades são indicadas como, por exemplo, corrida, natação, ciclismo e caminhadas. Alguns autores ainda sugerem a musculação como alternativa de redução do percentual de gordura, um objetivo que pode ser alcançado em longo prazo.
A utilização da gordura como fonte energética na atividade física irá depender diretamente da intensidade e duração do exercício. Logo no início da atividade, sinais são enviados através do sistema nervoso até os músculos em movimento, provocando adaptação metabólica ao exercício. Para que o músculo obtenha energia deve existir a quebra de macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas), para formar nossa molécula de energia (ATP). Isto é intensificado por alguns hormônios durante o exercício conhecidos como glicorreguladores, por exemplo, epinefrina, norepinefrina, glucagon, hormônio do crescimento e cortisol. A epinefrina, assim como o glucagon, liga-se a receptores beta-adrenérgicos que promovem a ativação da enzima lípase hormônio sensível (LHS), que promove a degradação lipídica (lipólise) no tecido adiposo.
A quebra das moléculas de gordura (triglicerídeos) encontradas no tecido adiposo libera ácidos graxos e glicerol na circulação, de forma que como a lipólise é aumentada durante o exercício, a quantidade de ácidos graxos e glicerol no sangue ficam elevados.
Durante os exercícios, a insulina, que é o hormônio que inibe a lipólise, é menos produzida. Mesmo assim, temos que tomar cuidado ao suplementar carboidratos durante treinos de musculação por exemplo, podendo ocorrer redução ao ausência do estado de lipólise (quebra de gordura).
Indivíduos treinados apresentam maiores quantidades de enzimas que vão degradar gordura nas células musculares quando comparados com indivíduos sedentários. O treinamento, principalmente aeróbio, proporciona um melhor acesso do organismo ao tecido adiposo, assim como sua capacidade de oxidação dos ácidos graxos. Dessa forma, indivíduos treinados iniciam a queima de gordura primeiro do que indivíduos sedentários, dessa forma, quanto mais a pessoa treinar maior adaptação corporal a utilização de gordura como fonte energética irá ter.
Fonte: SNC Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário