Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Crianças com menos de 2 anos aceitam legumes


Legumes na refeição das crianças podem se tornar rotina caso os pais os introduzam quando eles forem pequenininhos. Um estudo da Universidade de Leeds afirma que quando as hortaliças são oferecidas às crianças antes de dois anos de idade, elas tendem a aprovar essa opção.

De acordo com a pesquisa, até crianças mais agitadas podem ser incentivadas a comer mais legumes e verduras. No mesmo estudo, os cientistas também dissiparam o mito popular de que o gosto de legumes precisa ser mascarado para que as crianças possam comê-los. Reportagem da BBC diz que na experiência, cada criança recebeu entre cinco e dez porções de pelo menos cem gramas de purê de alcachofra.

A comida foi servida pura, adoçada com açúcar ou misturada com óleo vegetal para adicionar energia. A constatação dos pesquisadores é que houve pouca diferença na quantidade consumida ao longo do tempo entre aqueles que foram alimentados com o purê puro e os que tinham a versão adoçada, o que sugere que tornar os legumes doces não incentiva as crianças a comerem mais.

Paladar sem inocência

De acordo com o professor Marion Hetherington, autor do estudo, a explicação para a melhor aceitação em idades precoces vem do fato de que as crianças tornam-se mais exigentes e cautelosas a partir de uma determinada idade. "Quando têm menos de dois anos, elas vão comer novos legumes porque tendem a estar dispostas e abertas a novas experiências", disse.

"Após os 24 meses, crianças tornam-se relutantes em experimentar coisas novas e começam a rejeitar alimentos - mesmo aqueles que antes elas gostavam", acrescenta. Para Hetherington, a pesquisa, financiada pela União Europeia, dá uma orientação valiosa para pais que querem incentivar dietas saudáveis para os filhos. "Se você quer incentivar seus filhos a comer legumes, faça isso cedo e frequentemente. Mesmo se o seu filho for agitado ou não gostar de legumes, nosso estudo mostra que cinco a 10 exposições farão o trabalho", orienta. A escolha da alcachofra se deu por ser o legume que pais disseram estar menos propensos a cozinhar.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário