Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Truques para diminuir a gordura trans na alimentação


Até pouco tempo ainda desconhecida, a gordura trans pode causar sérios problemas à saúde do coração. Ela é uma gordura que se forma no processo de hidrogenação natural ou industrial (está presente em leites e carnes, por exemplo) e, por isso, não é possível erradicá-la totalmente da dieta. Mas é possível e muito indicado reduzir o consumo.

Sem valores diários recomendados pela Anvisa, por ser uma gordura nociva, os produtores de alimentos são obrigados a informar no rótulo o quanto de gordura está presente naquele pacote. E é nisso que se deve ficar de olho.

Veja algumas dicas para reduzir o consumo da gordura trans na alimentação:

1. Evite alimentos fritos: frango, pastéis, salgadinhos e outras frituras carregam gordura trans e colesterol. Em vez de fritar, uma opção é usar a frigideira para “saltear” o alimento;
2. Evite alimentos fast food: eles são ricos em colesterol. Prefira alimentos frescos!
3. Reduza o consumo de preparos de sobremesa: misturas para bolos e doces podem ser convenientes, mas muitas têm quantidades de gorduras trans.
4. Atenção ao consumo de macarrão instantâneo e sopa em copo: são coringas em uma dieta de quem não tem muito tempo, mas oferecem riscos à saúde.
5. Escolha cuidadosamente os congelados: leia os rótulos e escolha os alimentos mais próximos à sua forma natural e evite os que tenham gordura saturada, trans e colesterol.
6. Evite os doces recheados: os recheios pastosos de origem animal costumam carregar muitas gorduras.
7. Reduza a quantidade de margarina: apesar de não conter colesterol, a margarina tem gorduras saturadas que aumentam o colesterol.
8. Não abuse de alimentos pré-prontos: são fáceis de preparar, mas podem estar carregados de gorduras trans.
9. Atenção à pipoca de microondas: ela pode fazer parte de uma dieta saudável para o coração, mas não quando é carregada de sal, colesterol alto, manteiga.
10. Prefira café sem chantilly: as gorduras do creme contribuem para elevar o colesterol.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário