Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cuidados com a Alimentação durante a Copa do Mundo


Estamos em meio a Copa do Mundo 2014. O difícil será se organizar para manter uma alimentação adequada durante os jogos. Geralmente, em grandes eventos, o que mais se vê são pessoas que procuram praticidade e economia na hora de comer, não se dando conta nos riscos que a comida de rua pode trazer à saúde.

Para Ligia Lopes, coordenadora do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, mesmo no frisson de um evento como a Copa é preciso bastante atenção para garantir a diversão até o final. “No momento de matar a fome, nem sempre a preocupação inicial diz respeito à higiene dos alimentos a serem adquiridos, mas é importante estar atento a este aspecto, uma vez que os microrganismos presentes não podem ser vistos a olho nu”, orienta a professora.

As intoxicações e infecções são as doenças mais transmitidas a partir das péssimas condições de preparo dos alimentos. A primeira ocorre devido  à ingestão de alimentos que contêm os microrganismos vivos. Já a segunda, é causada por toxinas, as quais foram produzidas pelos microrganismos, mesmo que já tenham sido eliminados do alimento a ser consumido.

“Os sintomas mais comuns são vômitos e diarreias, mas dependendo da pessoa e da saúde, podem levar à morte em decorrência do agravamento da desidratação”, explica a professora.

A especialista elaborou uma lista com os principais cuidados no momento de escolher um local seguro para fazer um lanche ou uma refeição rápida na rua:

- Observação dos utensílios;
- Se o manipulador/vendedor está usando algum tipo de acessório ou se tem ferimentos nas mãos;
- Se as unhas estão curtas e visivelmente limpas;
- Cabelo preso, utilização de toucas e ausência de barba;
- Se o vendedor manipula alimento e dinheiro ao mesmo tempo, sem lavagem das mãos;
- Se existe um ponto de água potável próximo;
- Se as superfícies onde são manipulados os alimentos estão limpas;
- Se o armazenamento dos alimentos ocorre sob temperatura controlada.

A aquisição de alimentos preparados na rua deve ser cercada de cuidados, para que, além de satisfazer o apetite e matar a fome, não veicule doenças.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário