Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Alimentos integrais x enriquecidos

No rótulo dos alimentos deve estar especificado quando é integral ou enriquecido.


Alimentos integrais x enriquecidos

O mundo dos alimentos já não é o mesmo faz algum tempo. Preocupados com a saúde e na busca constante por uma vida mais saudável, os consumidores mudaram seus hábitos alimentares e passaram a consumir produtos que ajudam a manter este estilo de vida.

Assim, surgiram novos alimentos com ingredientes diferenciados. No entanto, é preciso ficar atento e saber separar o que de fato faz bem à saúde. Um alimento integral, por exemplo, é diferente de um enriquecido, e são estes dois tipos que geram certa confusão entre os consumidores.
Os alimentos enriquecidos são acrescidos de algum mineral, como ferro, cálcio ou alguma vitamina. Os integrais são fabricados com farinhas não refinadas, tendo assim um teor de fibras maior que outros produtos.
Portanto, fica a dica. Se você procura produtos que ajudam no bom funcionamento do intestino, baixem o colesterol, combatam a obesidade e diabetes, entre outras, a melhor opção são os integrais. No entanto, ainda não há uma regulamentação para a quantidade de farinha integral que cada alimento deve conter para ser, de fato, integral. Isso fica a critério de cada fabricante, mas a maioria dos produtos presentes no mercado brasileiro é mesclado com os dois tipos de farinha; branca e integral.
Agora, se você pretende aumentar a ingestão de vitaminas, os enriquecidos são os mais indicados. De acordo com as informações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é obrigatório que os fabricantes coloquem no rótulo de suas mercadorias o teor total de vitaminas e/ou sais minerais que contêm, além da expressão "enriquecido de vitaminas", "vitaminado" e "enriquecido de sais minerais". No caso dos alimentos integrais, a mesma coisa. Os produtos devem trazer no rótulo a indicação de que aquele alimento é integral e contém fibras.
Os mais conhecidos alimentos integrais são os cookies, cereais pães e granola, entre outros. Para quem está atrás de alimentos enriquecidos, as melhores fontes são: iogurtes, leites, e qualquer outro produto que tenha vitaminas extras inseridas em sua composição.
Portanto, é de extrema importância que você como conheça o que está comprando para que assim, não faça escolhas erradas e ruins para o estilo de vida que tanto deseja.
Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário