Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 15 de junho de 2014

Consumo excessivo de carne vermelha pode aumentar risco de câncer de mama

Substituir a porção por leguminosas, aves e peixes foi associado com um risco 14% menor da doença, diz estudo.


Há muitos fatores de risco conhecidos para câncer de mama - sexo de nascimento, idade, histórico familiar, obesidade, consumo de álcool e outros. Agora, um estudo publicado dia 11 de junho no BMJ descobriu que ingerir carne vermelha em excesso durante a idade adulta pode fazer parte dessa lista.

Os pesquisadores da Harvard School of Public Health coletaram dados de 88.803 mulheres na pré-menopausa (com idades entre 26 a 45) a partir do um questionário feito no Nurses' Health Study II em 1991. Durante 20 anos de acompanhamento, os autores identificaram 2.830 casos de câncer de mama a partir dos registros médicos das participantes.

O questionário perguntava sobre o consumo de diferentes alimentos, e dividia a frequência em várias categorias, variando de "nunca ou menos de uma vez por mês" para "seis ou mais por dia." Os alimentos incluídos no estudo foram carnes vermelhas in natura e processadas, aves, peixes, legumes, nozes e outros. Junto com a ingestão de alimentos, outros fatores de saúde foram levados em consideração, tais como altura, peso, história médica pessoal e familiar, raça e tabagismo.

O estudo descobriu que uma maior ingestão de produtos de carne vermelha durante início da idade adulta foi associado com um risco aumentado de câncer de mama em 22%, se comparado com as mulheres que ingeriam menos carne vermelha. Por outro lado, uma maior ingestão de aves durante o início da idade adulta foi associado com uma menor incidência de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa.

Substituir uma porção de carne vermelha por dia por uma porção de outro alimento rico em proteínas, tais como leguminosas, aves e peixes, foi associado com um risco 14% inferior de câncer da mama em geral e câncer de mama na pré-menopausa.

Os investigadores concluem que substituir uma porção de carne vermelha por uma combinação de legumes, aves, nozes e peixes pode reduzir o risco de câncer de mama. Além disso, também é importante escolher cortes magros de carne vermelha e preferir pequenas porções, caso vá ingerir o alimento.

Mais pesquisas são necessárias, mas os autores afirmam que os resultados enfatizam a importância de uma dieta equilibrada desde o início da vida adulta.  Segundo os cientistas, o acompanhamento deve ser feito principalmente para aqueles que possuem um histórico de familiar de doenças, como o câncer de mama. 

Fonte: Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário