Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Os melhores e os piores alimentos para quem tem gases: o que comer e o que evitar

1

Gases, sensação de empachamento e estufamento abdominal são queixas bastante comuns e suas causas podem estar relacionadas a diversos fatores como ingerir grande quantidade de alimentos em uma única refeição, comer muito rapidamente sem mastigar de forma adequada, ingerir bebidas, principalmente as gaseificadas junto às refeições, falar enquanto se alimenta, ingerir alimentos aos quais se tem intolerância, além da disbiose intestinal.
Alguns alimentos podem melhorar ou piorar a sensação de desconforto. Então, se sofre com esse problema, veja o que deve ingerir e o que deve evitar:

Comer:
Pepino – Fonte de quercetina, um flavonoide que ajuda a diminuir o inchaço. Pode ser consumido em saladas ou como ingrediente de sucos.

Banana – Rica em potássio, ajuda a diminuir a retenção de líquidos. Também é boa fonte de fibra solúvel, que previne a prisão de ventre, que pode causar gases, além de distensão abdominal.

Mamão – Essa fruta contém papaína, uma enzima que melhora a digestão de proteínas. Também é fonte de fibras, que melhora o funcionamento do intestino.
Consuma a fruta ou a utilize como ingrediente de sucos ou de smoothies.

Iogurte com probióticos – Fonte de boas bactérias, melhora o processo digestivo e diminui a fermentação e a formação de gases.

Sementes de erva-doce – diminuem as cólicas e os espasmos causados pelos gases. Use o chá ou mastigue as sementes para alívio do desconforto.

Evitar:
Brócolis, repolho e couve – Esses crucíferos têm um tipo de açúcar que é fermentado pelas bactérias intestinais, o que produz gases, provocando sensação de estufamento. Ao consumi-los, atente para o tamanho das porções, prefira os cozidos e os mastigue bem.

Feijão, lentilha, ervilha e soja – Podem causar gases porque contêm açúcares e fibras que não são digeridos ou absorvidos pelo organismo e por isso são fermentados pelas bactérias presentes no intestino. Ao prepará-los deixar de molho por pelo menos 3 horas e descarte essa água. Depois de cozidos, mastigue-os bem ao ingerir.

Leite e derivados – Leites e derivados são fontes de lactose, um tipo de açúcar que depende de uma enzima chamada lactase para ser digerido. Com o passar dos anos a produção dessa enzima diminui, causando intolerância à lactose, provocando flatulência e diarreia quando esses alimentos são ingeridos. Opte por leite sem lactose ou tome enzimas digestivas antes de ingerir alimentos com leite.

Alimentos ricos em sal – Comer alimentos com muito sal pode causar retenção de líquido e ainda aumentar a sensação de estufamento.
Fonte: Mundo Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário