Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 27 de julho de 2014

Conheça as propriedades da batata-doce


A batata-doce está sendo a preferida do cardápio de atletas, frequentadores de academia e pessoas que fazem dieta. As razões desta febre são pelos benefícios oferecidos pelo tubérculo (ou raiz) à saúde. Sobre as suas propriedades, a nutricionista Tâmara Ferreira, especialista em nutrição clínica e esportiva, afirma que o produto é fonte de carboidrato com baixo índice glicêmico.

“A batata-doce tem um índice baixo de triglicerídeos, ou seja não aumenta o açúcar no sangue. Por ser um carboidrato complexo, o corpo absorve de forma lenta, por isto as pessoas preferem consumir antes do treino, o que vai proporcionar fornecimento de energia de forma gradativa durante o exercício”, explicou a especialista.

Ela enumera as propriedades do tubérculo como a vitamina A: “Importante, pois fortalece o sistema imunológico, prevenindo contra a gripe, resfriado e infecções. Também fonte de fibras, regula o intestino; rica em potássio, mineral importante para ser consumido por pessoas que são hipertensas, ajuda a reduzir o sódio para o controle da pressão arterial”, destacou.

A raiz também contém vitamina C, de acordo com a nutricionista, “é importante para melhorar o sistema imunológico porque ajuda a regular o cortisol que é o hormônio do stress. Pessoas que são mais afetadas é bom ingerir batata-doce”, afirmou.

Ferreira destaca que o produto evita o aumento da gordura corporal, além do mais pode ser consumido por portadores de diabetes. Porém ressalta que não deve ser usado em excesso porque pode levar ao ganho de peso.

A média diária é utilizar dois pedaços da batata-doce para substituir o pão (um pedaço equivale a um tomate médio), segundo a especialista que alerta para não se fazer uso de manteiga, só se for apenas a ponta da faca. Ela aconselha a substituir a manteiga por azeite de oliva.

O produto pode ser degustado antes da pessoa ir para a academia, no café da manhã, nos lanches à tarde ou à noite. “Tem várias formas de consumir a batata-doce, cozida, assada, em saladas e sopas”, orientou a nutricionista.
Entretanto, ela afirma que as pessoas também podem substituir o pão por aipim, inhame, cuscuz. “São também alimentos favoráveis para serem ingeridos antes do treino. É importante sempre a orientação de um profissional”, destacou. A especialista ensina uma receita interessante: Batata-doce chips - Ingredientes: 4 batatas doces médias; água gelada; sal a gosto.

Modo de fazer: Descasque e corte as batatas em fatias finas. Mergulhe na água gelada por 15 minutos. Escorra e seque as batatas com papel-toalha e espalhe numa assadeira forrada com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C e asse por 45 minutos ou até dourar, virando as batatas a cada 15 minutos com o auxílio de uma escumadeira. Polvilhe sal e sirva imediatamente. Rende: 4 porções. Calorias por porção: 73 cal.

Batata não pode faltar

Para a publicitária Milena Couto, a batata-doce não pode faltar no seu dia a dia. “Eu como cozida, bem cedo antes de ir para a academia, quando volto tomo café só com queijo mozzarella e vou para a faculdade. Tenho me sentido muito bem com esta alimentação”, festejou.

A professora Camila Fernandes conta que desde a infância adorava comer batata-doce quando a mãe cozinhava e, agora, quando soube que é bom para hipertensão, a raiz está sempre presente na sua casa. “Meus filhos, que são adolescentes e malham, já gostam também porque descobriram nos sites que é bom para quem malha”, declarou.

O designer Tiago Menezes confessa que soube por amigos da importância da batata-doce para quem malha, não pestanejou e começou a adotá-la no cardápio. “Como sou muito chato para coisa cozida, prefiro ela assada, como batatinha frita. Fica deliciosa! ”, exclamou.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário