Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Aplicativo para celular identifica glúten em alimentos


Professor e estudante do curso de sistemas de informação de uma universidade do Maranhão desenvolveram uma tecnologia para facilitar a vida de quem tem intolerância ao glúten e à lactose. O aplicativo de celular identifica produtos que possuem as substâncias como parte dos ingredientes.

Há seis anos, a fisioterapeuta Emanuelle Lima descobriu que sofre de alergia alimentar. Por causa do problema, ela não pode comer nada com glúten. Além disso, ela tem alergia à lactose, a proteína do leite. “Eu só posso tomar café preto, suco de frutas, comer tapioca ou cuscuz de milho ou de arroz.

Emanuelle conta, ainda, que sempre ela precisa perguntar para o garçom se há algum ingrediente na comida que ela não possa comer. As letras pequenas nos rótulos dos produtos, também, dificultam a vida de quem precisa ler os ingredientes e foi pensando nisso que o professor, Will Almeida, e estudante, José Góis Neto, do curso de sistemas de informação desenvolveram um aparelho para ajudar esses consumidores.

A tecnologia desenvolvida aqui no Maranhão reconhece, através do código de barras da embalagem do produto, se o alimento contém os ingredientes “proibidos”. A ideia do aplicativo de telefone surgiu durante as aulas. “Pelo aplicativo, a pessoa escaneia  o código de barras do produto e ele já diz se tem ou não lactose ou glúten”, explica o estudante.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário