O leite materno traz muitos benefícios às mamães e aos bebês. Este é o alimento ideal para recém-nascidos por conter: proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água, itens necessários para que o neném cresça saudável.
Além disso, ele ajuda a deixar o organismo do bebê mais resistente contra doenças e infecções, ao mesmo tempo em que ajuda a mãe a voltar ao peso normal e a protege de doenças como o câncer de mama, ovário e osteoporose.
Mesmo conhecendo todos esses benefícios, existem mães que não possuem leite suficiente para amamentar seus filhos, enquanto outra o tem de sobra.
Para equalizar esta relação, foram criados os bancos de leite humano. Assim como acontece com as doações de sangue, é possível doar o leite materno excedente para ajudar hospitais e mamães necessitados.
Em 2013, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano coletou 179.251 litros de leite, que foram entregues a 182 mil receptores. A organização garante que o leite passa por análises para garantir que ele é ideal para o consumo. Entre os pré-requisitos para ser uma doadora é necessário estar saudável e não usar medicamentos que impeçam a doação.
Como doar?
O primeiro passo para se tornar uma doadora é encontrar o posto de coleta mais próximo a você. Clique no link a seguir para saber:
Feito isso, começa o processo de retirada e armazenamento.
O ideal é que o leite seja guardado em um pote de vidro, com tampa de plástico. Uma opção é reaproveitar copos de maionese. Para isso, retire o rótulo e o papelão da parte interna da tampa, leve o pote com água e sabão, ferva-o por quinze minutos e deixe-o escorrer sobre um pano limpo (não enxugue). Use apenas depois que estiver seco.
De acordo com o a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, a melhor forma de retirar o leite para a doação é com as próprias mãos, evitando o uso de maquininhas.
Antes de iniciar, higienize bem as mãos e o antebraço. Despreze os primeiros jatos ou gotas e depois comece a armazenar o leite no frasco. Ele pode permanecer no congelador por até 15 dias sem perder suas propriedades e somente será doado após passar pelo processo de seleção, classificação e pasteurização.
Fonte: INGR
Nenhum comentário:
Postar um comentário