Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sábado, 23 de agosto de 2014

‘Quinto sabor’ pode ajudar a controlar o apetite


Todo mundo já conhece os sabores salgado, doce, amargo e azedo. Mas uma nova pesquisa afirma que um quinto gosto, o umami, não só existe como também é bom para controlar o apetite. Descrito como “agradável sabor salgado”, que equilibra o sabor do prato, ele está presente em cogumelos, trufas, chá verde, algas e tomates.

Alguns chefs se referem ao umami como um componente de sinergia na forma de glutamato monossódico, que atua como intensificador dos sabores do prato. E, de acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, a adição de glutamato a uma sopa, por exemplo, estimula o apetite e impulsiona a saciedade, o que faz com que a pessoa coma menos no final do dia.

No entanto, não é bom abusar. Um estudo mostrou que o excesso pode comprometer as células nervosas do cérebro. Efeitos colaterais incluem dor de cabeça e problemas respiratórios. Ainda assim, em pequenas doses, pode deixar sua comida mais saborosa e ainda ajudar na dieta. 

Fonte: Site Health

Nenhum comentário:

Postar um comentário