Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Entenda a sensibilidade ao glúten não celíaca


A sensibilidade ao glúten (SG) é caracterizada por sintomas intestinais e extra intestinais relacionados com a ingestão de alimentos contendo glúten, em pessoas que não são afetadas por doença celíaca (DC) ou alergia ao trigo. É uma condição na qual os sintomas são desencadeados pela ingestão de glúten, na ausência de anticorpos celíacos específicos e pela atrofia de vilosidades celíaca clássica, com o status de antígenos humanos leucocitários variáveis e variável presença da primeira geração de anticorpos anti-gliadina. Devido ao crescente aumento do mercado livre de glúten, parcialmente sustentado por pessoas que precisam de uma dieta livre de glúten, é necessário separar o joio do trigo.

A apresentação clássica de SG é uma combinação de sintomas da síndrome do intestino irritável, incluindo a dor abdominal, o inchaço, anormalidades no trânsito intestinal (diarreia ou constipação) e, manifestação sistêmicas como "mente nebulosa", dor de cabeça, fadiga, dores musculares e articulares, formigamento de membros, dermatite, depressão e anemia. Os gatilhos dos eventos da mucosa que levam a SG não são necessariamente representados pela mesma ordem de peptídeos de glúten responsáveis pelo desenvolvimento da DC.

Ao contrário da mucosa duodenal dos pacientes com DC, após a incubação de gliadina, a mucosa de pacientes com SG não apresenta marcadores inflamatórios e, seus basófilos não são ativados pela gliadina. Estudos in vitro sugerem que os inibidores de amilase-tripsina (enzima) do trigo possam fazer parte de um maior papel como gatilhos da resposta imune inata nos monócitos intestinais, macrófagos e células dentríticas, eventualmente levando a SG. Estudos recentes também apontam que além do glúten e das enzimas, carboidratos de cadeia curta de baixa fermentação e mau absorvidos possam estar relacionados com os sintomas da SG.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário