Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Emagrecer rapidamente não prejudica manutenção do peso


Emagrecer de forma gradual ou perder muito peso rapidamente não têm efeitos diferentes sobre o risco de uma pessoa engordar novamente. Ao menos foi o que concluíram pesquisadores australianos, contrariando diretrizes médicas em relação ao tema, as quais sugerem que emagrecer em um período curto dificulta a manutenção do peso.

A pesquisa, publicada nesta quinta-feira na revista média The Lancet Diabetes & Endocrinology, foi feita com 200 obesos. Os participantes foram divididos em dois grupos: parte deles foi submetida a um programa de emagrecimento rápido, que consistia em uma dieta com poucas calorias – de 400 a 800 por dia – ao longo de três meses. Já o outro grupo entrou em um programa de perda de peso gradual no qual deveriam comer 500 calorias a menos do que estavam acostumados ao dia durante nove meses.

Resultados — Segundo a pesquisa, 81% das pessoas do programa de emagrecimento rápido conseguiram atingir a meta do estudo, que era a de reduzir o peso em 12,5%. Já entre os participantes do grupo de emagrecimento gradual, 50% conquistaram o objetivo.

Todos os indivíduos que conseguiram atingir a meta de emagrecimento foram submetidos a uma dieta para manutenção do peso durante os três anos seguintes. Os pesquisadores observaram que o tipo de dieta não influenciou na probabilidade de o participante voltar a engordar, o que aconteceu com 71% das pessoas de ambos os grupos. O programa de emagrecimento também não interferiu na quantidade de peso que um indivíduo recupera após emagrecer.

Segundo os autores do estudo, uma das possíveis explicações para o achado é o fato de que a perda de peso rápida pode motivar os indivíduos a manterem a dieta. Além disso, como a alimentação com maior restrição calórica tende a limitar os carboidratos, é possível que o organismo entre em um processo no qual queima a gordura corporal para conseguir energia.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário