Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

5 alimentos que fortalecem a defesa do organismo


Se você quer manter o corpo saudável o suficiente para evitar os indesejados resfriados e gripes, e até problemas mais sérios, a solução começa pela boca. O consumo de alguns alimentos fortalece a defesa do organismo, o que bloqueia possíveis vírus e bactérias causadores de doenças. "Uma dieta equilibrada que inclua legumes, frutas e outros produtos naturais é a melhor maneira de fornecer ao sistema imunológico vitaminas e minerais que vão fortalecê-lo", informou à BBC Emma Williams, da Fundação Britânica de Nutrição. Veja abaixo cinco alimentos que vão proteger seu organismo:

Moluscos
 
Os animais marinhos, entre eles mariscos, ostras e lulas, contêm zinco, um componente essencial do sistema imunológico celular. Segundo um artigo na Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, quando há deficiência deste elemento, as células de defesa (ou linfócitos), que coordenam a resposta imune celular, não funcionam de forma adequada. Um lembrete: o excesso da substância pode inibir o mecanismo de defesa. A quantidade diária recomendada de zinco para as mulheres é entre 4 e 7 miligramas e para homens é entre 5 e 9 mg.

Iogurte

Como outros produtos lácteos e fermentados, o iogurte tem probióticos, também conhecidos como "bactérias boas". Esses microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, são capazes de regular a resposta do sistema imunológico, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, por sua sigla em Inglês). Entre vários benefícios para os seres humanos, os probióticos atuam na prevenção de gripes e resfriados e também ajudam a prevenir infecções vaginais, do trato urinário e também a acelerar a recuperação de infecções intestinais, como a síndrome do intestino irritável.

Alho

O alho tem propriedades que permitem combater infecções, bactérias, vírus e fungos. Uma pesquisa feita nos países do sul da Europa encontrou uma ligação entre a frequência de consumo de alho e cebola e uma redução do risco do desenvolvimento de certos tipos câncer. Segundo a WebMD, um site americano com informações relacionadas à saúde, o alho tem uma variedade de antioxidantes que ataca os "invasores" do sistema imunológico. "Um de seus alvos é a Helicobacter pylori, uma bactéria associada com algumas úlceras e câncer de estômago".

Cereais


De acordo com estudos científicos, a deficiência de vitamina B6 – encontrada na aveia, no germe de trigo e de arroz – enfraquece o sistema imunológico. Dessa forma, quantidades moderadas de cereais para complementar o nível de deficiência de vitamina B6 restaura o funcionamento do sistema imunológico. 

Frutas cítricas


Segundo artigo da National Library of Medicine, resfriados de pessoas que consomem regularmente a vitamina C, presente em frutas cítricas, podem durar menos tempo, além de os sintomas serem geralmente menos graves. Segundo especialistas, é importante considerar que, uma vez que já se tem a doença, as frutas cítricas não têm efeitos terapêuticos. A vitamina C é fundamental para a formação da proteína usada na pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos.

Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário