Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

domingo, 16 de novembro de 2014

Transtornos alimentares podem causar problemas bucais


Os transtornos alimentares, como a anorexia e a bulimia, são distúrbios graves e podem indicar problemas físicos e psicológicos. Além disso, também podem causar doenças bucais como sapinho, problemas de saliva, cárie e sensibilidade dental. O fato de esses transtornos estarem ligados ao excesso de vômitos provocados pela paciente, que sente culpa por comer, faz com que, várias vezes ao dia, os dentes entrem em contato com o ácido clorídrico presente no suco gástrico, que possui um pH extremamente ácido.


“O excesso de vômitos e a desnutrição, que pode variar de leve a severa, características muito comuns desses pacientes, podem causar desgaste da parte interna do dente, voltada para o céu da boca, candidíase oral (fungo que se desenvolve na boca quando o sistema imunológico está fraco), sapinho, sensibilidade a alimentos líquidos gelados e ainda, em alguns casos, fortes dores na face”, diz Camila Vieira Esteves dos Santos, cirurgiã-dentista. 


Não é de hoje que hábitos alimentares inadequados causam uma série de problemas para a saúde, inclusive a bucal. A falta de algumas vitaminas pode causar a chamada anemia ferropriva que se caracteriza pela língua pálida e lisa (língua careca) devido a atrofia das papilas linguais que favorece a instalação de infecções. “Outro problema observado em casos mais graves é o escorbuto, causado pela deficiência de vitamina C, que causa o aumento do volume da gengiva e seu sangramento”, diz Camila.


Nos casos de problemas bucais causados por transtornos alimentares, o tratamento recomendado é o multidisciplinar. “O apoio de nutricionistas, psicólogos e médicos é de extrema importância para se alcançar os objetivos propostos em cada caso. O tratamento odontológico deve estar em sincronia com o tratamento médico, para se adequar o que fazer e quando fazer”, diz a especialista.


Os transtornos alimentares normalmente surgem em situações de maior vulnerabilidade emocional, ou seja, nos momentos de crise ou transição. Por esse motivo, na adolescência, no começo de casamento ou a chegada do primeiro filho, podem desencadear problemas de saúde como bulimia nervosa, anorexia nervosa e compulsão alimentar.


Fonte: INGR

Nenhum comentário:

Postar um comentário