Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Benefícios dos óleos vegetais

Atualmente encontramos vários tipos de óleos no mercado além do nosso azeite de todo dia. Mas você conhece suas propriedades e diferenças? A maioria dos óleos possui grandes semelhanças quanto às suas propriedades benéficas, já que estamos tratando de ácidos graxos essenciais, ou seja, gorduras de boa qualidade, que temos que ingerir por meio da alimentação, pois nosso organismo não produz.

Estudos mostram que os ômegas podem diminuir a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), protegem o coração e funcionam como antioxidantes, prevenindo incidência de câncer e envelhecimento precoce. Além disso facilitfam o trânsito intestinal, sendo indicado para prisão de ventre ou intestino preguiçoso.

Ômega-3
Inúmeros benefícios: dificulta o desenvolvimento de processos inflamatórios, diabetes, resistência à insulina, obesidade, hipo ou hipertireoidismo, combate a osteoporose, melhora o funcionamento das atividades do cérebro, como memória, raciocínio em adultos e crianças, além de evitar doenças autoimunes, como lúpus.O ômega-3 é encontrado em grande quantidade no óleo de linhaça e em menor no óleo de canola e óleo de soja.


Ômega-6
Facilmente encontrado na nossa alimentação (carnes, ovos, leite), principalmente no óleo de girassol, o ômega-6 pode ser perigoso pelo excesso. Ele auxilia na cicatrização, evita queda de imunidade, atenua queda de cabelo e pode aumentar a queima de gordura corporal. Mas ele só tem esses benefícios quando consumido em quantidade adequada e não em excesso como acontece nos dias de hoje. A alimentação ocidental nos leva a ter altos consumos de ômega-6, o que leva a um desequilíbrio metabólico, podendo aumentar ainda mais os processos inflamatórios (diabetes, obesidade etc). Para que isso não ocorra, devemos ingerir doses maiores de ômega-3 no dia-a-dia, equilibrando os efeitos desses dois nutrientes.

Ômega-7
É ótimo para a pele e para a limpeza de pele. Encontramos o ômega-7 no óleo de macadâmia. À medida que ocorre o envelhecimento, a quantidade desse ácido graxo na pele diminui e, por isso, é interessante incluir o óleo de macadâmia. Você vai ter uma pele (principalmente a do rosto) mais viçosa.


Ômega-9
Participa do nosso metabolismo, desempenhando papel fundamental na síntese dos hormônios e na regulação da produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura na região abdominal, ou seja, o ômega-9 tem o grande poder de afinar a cintura! Não é uma maravilha? Encontramos esse tipo de ômega no azeite de oliva extra virgem e  principalmente no óleo de coco.

 
 
Veja abaixo os óleos e suas propriedades


Óleo de linhaça - ótimo para lubrificar intestino e diminuir colesterol
Óleo de coco - ajuda na queima de gordura corporal e lubrifica as articulações
Óleo de castanha do pará - atenua queda de cabelo e auxilia na cicatrização
Óleo de amendoim - rico em vitamina E, um potente antioxidante
Óleo de amêncoa - ideal para melhorar a saúde da pele, cabelos e unhas
Óleo de semente de abóbora - rico em antioxidantes, previne o envelhecimento precoce
Óleo de gergelim - contém cálcio em sua composição e ômega 3, que ajuda na diminuição do colesterol toral
Óleo de girassol - rico em vitamina E, sendo muito antioxidante
Óleo de macadâmia - rico em ômega 7, ajuda na reconstituição da pele. Pode até ser usado como óleo de limpeza de maquiagem. Fica a dica!
Óleo de arroz - aumenta o bom colesterol e previne doenças do coração
Óleo de noz pecã - ajuda na redução da pressão arterial


A dica é : faça um mix dos óleos de sua preferência e aproveite ainda mais suas propriedades.
Abaixo segue um mix que indico muito em consultório:

Mix de óleos Pele

• 100 ml óleo de castanha do Pará
• 100 ml óleo de amêndoa
• 100 ml de óleo de macadâmia


Modo de fazer:
Misture os três óleos no galeteiro de vidro escuro e aromatize com folhas frescas de tomilho e manjericão. Procure não aquecer esse mix. Você pode usar tanto na salada ou diretamente na pele
Use 1 colh de chá ou sopa na salada ou na sopa ou na refeição.



Fonte: Blog Laboratório da Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário