Estudos mostram que os ômegas podem diminuir a pressão arterial, reduzir os níveis de colesterol, triglicérides e LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom), protegem o coração e funcionam como antioxidantes, prevenindo incidência de câncer e envelhecimento precoce. Além disso facilitfam o trânsito intestinal, sendo indicado para prisão de ventre ou intestino preguiçoso.
Ômega-3
Inúmeros benefícios: dificulta o desenvolvimento de processos inflamatórios, diabetes, resistência à insulina, obesidade, hipo ou hipertireoidismo, combate a osteoporose, melhora o funcionamento das atividades do cérebro, como memória, raciocínio em adultos e crianças, além de evitar doenças autoimunes, como lúpus.O ômega-3 é encontrado em grande quantidade no óleo de linhaça e em menor no óleo de canola e óleo de soja.
Ômega-6
Facilmente encontrado na nossa alimentação (carnes, ovos, leite), principalmente no óleo de girassol, o ômega-6 pode ser perigoso pelo excesso. Ele auxilia na cicatrização, evita queda de imunidade, atenua queda de cabelo e pode aumentar a queima de gordura corporal. Mas ele só tem esses benefícios quando consumido em quantidade adequada e não em excesso como acontece nos dias de hoje. A alimentação ocidental nos leva a ter altos consumos de ômega-6, o que leva a um desequilíbrio metabólico, podendo aumentar ainda mais os processos inflamatórios (diabetes, obesidade etc). Para que isso não ocorra, devemos ingerir doses maiores de ômega-3 no dia-a-dia, equilibrando os efeitos desses dois nutrientes.
Ômega-7
É ótimo para a pele e para a limpeza de pele. Encontramos o ômega-7 no óleo de macadâmia. À medida que ocorre o envelhecimento, a quantidade desse ácido graxo na pele diminui e, por isso, é interessante incluir o óleo de macadâmia. Você vai ter uma pele (principalmente a do rosto) mais viçosa.
Ômega-9
Participa do nosso metabolismo, desempenhando papel fundamental na síntese dos hormônios e na regulação da produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura na região abdominal, ou seja, o ômega-9 tem o grande poder de afinar a cintura! Não é uma maravilha? Encontramos esse tipo de ômega no azeite de oliva extra virgem e principalmente no óleo de coco.
Óleo de linhaça - ótimo para lubrificar intestino e diminuir colesterol
Óleo de coco - ajuda na queima de gordura corporal e lubrifica as articulações
Óleo de castanha do pará - atenua queda de cabelo e auxilia na cicatrização
Óleo de amendoim - rico em vitamina E, um potente antioxidante
Óleo de amêncoa - ideal para melhorar a saúde da pele, cabelos e unhas
Óleo de semente de abóbora - rico em antioxidantes, previne o envelhecimento precoce
Óleo de gergelim - contém cálcio em sua composição e ômega 3, que ajuda na diminuição do colesterol toral
Óleo de girassol - rico em vitamina E, sendo muito antioxidante
Óleo de macadâmia - rico em ômega 7, ajuda na reconstituição da pele. Pode até ser usado como óleo de limpeza de maquiagem. Fica a dica!
Óleo de arroz - aumenta o bom colesterol e previne doenças do coração
Óleo de noz pecã - ajuda na redução da pressão arterial
A dica é : faça um mix dos óleos de sua preferência e aproveite ainda mais suas propriedades.
Abaixo segue um mix que indico muito em consultório:
Mix de óleos Pele
• 100 ml óleo de castanha do Pará
• 100 ml óleo de amêndoa
• 100 ml de óleo de macadâmia
Modo de fazer:
Misture os três óleos no galeteiro de vidro escuro e aromatize com folhas frescas de tomilho e manjericão. Procure não aquecer esse mix. Você pode usar tanto na salada ou diretamente na pele
Use 1 colh de chá ou sopa na salada ou na sopa ou na refeição.
Fonte: Blog Laboratório da Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário