Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Linhaça: aqui tem muito ômega 3



Cientistas do mundo todo fazem novas descobertas sobre os benéficos do ômega-3, uma gordura importante não apenas pelo seu papel na produção de hormônios e no transporte de vitaminas, mas também por desempenhar funções protetoras no organismo: ajuda a combater a obesidade, a prevenir a osteoporose, algumas doenças nos olhos e certos tipos de câncer.

A recomendação é consumir 1 grama de ômega-3 por dia. Para isso basta ingerir diariamente 40 gramas de linhaça triturada e, três vezes por semana, 250 gramas de sardinha, cavala ou salmão, explica a nutricionista Vanderli Machiori, membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva e da Associação Paulista de Nutrição.

A sementinha tem a proporção ideal de ômega-3 e de seu primo, o ômega-6, que está presente nos óleos de milho, de soja e na margarina. Os dois “parentes” devem estar em equilíbrio para evitar encrencas. “Quando em excesso o ômega-6 facilita o aparecimento de inflamações”, acrescenta Vanderli. A linhaça ajuda a manter tudo nos conformes, já que nela tem muito mais ômega-3. Na conta de gorduras totais, a semente apresenta 16% de ômega-6 e 57% de ômega-3.


Fonte: Blog Nutrição e Malhação

Nenhum comentário:

Postar um comentário