Nutrição é um processo biológico em que o homem, utilizando-se de alimentos, assimila nutrientes para a realização de suas funções vitais.
Quando ele não sabe bem como fazer isso, é ao nutricionisca que ele recorre.
É importante salientar que o Blog visa como caráter informativo e que para um tratamento adequado, é preciso consultar um nutricionista para um tratamento personalizado.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Alimentos ácidos podem provocar aftas?


Frequentemente tenho aftas e sempre me dizem que é culpa de alguns alimentos ácidos que eu como. Isso é verdade?

Américo Pereira Humel - Borba Gato - MG

Américo, a afta é um tipo de ferida que aparece nas mucosas da boca, sendo muito comum aparecerem na língua, na parede das bochechas e nos lábios, além do céu da boca, onde sua incidência é mais rara. Em alguns casos, aparecerem diversas aftas ao mesmo tempo e de uma vez de uma só, o que é bem desagradável.
 
 
Geralmente, o aparecimento de aftas está ligado a alguns distúrbios tais como a indigestão ou a diarreia. As aftas aparecem também em pessoas com febre alta ou que se encontram num elevado estado de estresse e em mulheres durante a menstruação, sendo comum também em reação a certos antibióticos e antiinflamatórios, por serem remédios que liberam  substâncias ácidas para o esôfago.

Sabe-se que a predesposição para o aparecimento de aftas varia de pessoa para pessoa, mas suspeita-se que seja um problema hereditário.

Apesar de algumas frutas ácidas, como o abacaxi, a laranja, o limão e o kiwi poderem desencadear o aparecimento de aftas, não se pode dizer que as "frutas ácidas provocam aftas". Isso não passa de um 'mito'. Muitas pessoas que ingerem grandes quantidades de frutas e alimentos ácidos e não por isso costumam ter aftas.

Na verdade, não só as frutas ácidas, mas também alguns temperos tais como o ketchup, a pimenta, a mostarda, o vinagre e outros, também podem desencadear o mesmo tipo de rações. Outros alimentos como açúcar, batata sem casca, feijões, centeio, entre outros também apresentam certo teor de acidez.

Mas por quê essas reações acontecem?
 
O fato é que algumas pessoas são mais sensíveis a determinados alimentos do que outras e quando ingerem, entre outras coisas, tais alimentos ácidos, desenvolvem aftas na boca, gerando grande desconforto e irritação.

Américo, de fato, nenhum tipo de alimento ácido, nem mesmo as frutas ácidas, tem o poder de causar aftas. Como dito, o que acontece é que as pessoas que são alérgicas a determinados tipos de alimentos, acabam desenvolvendo aftas por estarem predispostas a que tal evento aconteça, não necessariamente por ingerirem frutas ácidas.

Fonte: Meu Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário