Frequentemente tenho aftas e sempre me dizem que é culpa de alguns alimentos ácidos que eu como. Isso é verdade?
Américo Pereira Humel - Borba Gato - MG
Américo, a afta é um tipo de ferida que aparece nas mucosas da boca, sendo muito comum aparecerem na língua, na parede das bochechas e nos lábios, além do céu da boca, onde sua incidência é mais rara. Em alguns casos, aparecerem diversas aftas ao mesmo tempo e de uma vez de uma só, o que é bem desagradável.
Geralmente, o aparecimento de aftas está ligado a alguns distúrbios tais como a indigestão ou a diarreia. As aftas aparecem também em pessoas com febre alta ou que se encontram num elevado estado de estresse e em mulheres durante a menstruação, sendo comum também em reação a certos antibióticos e antiinflamatórios, por serem remédios que liberam substâncias ácidas para o esôfago.
Sabe-se que a predesposição para o aparecimento de aftas varia de pessoa para pessoa, mas suspeita-se que seja um problema hereditário.
Apesar de algumas frutas ácidas, como o abacaxi, a laranja, o limão e o kiwi poderem desencadear o aparecimento de aftas, não se pode dizer que as "frutas ácidas provocam aftas". Isso não passa de um 'mito'. Muitas pessoas que ingerem grandes quantidades de frutas e alimentos ácidos e não por isso costumam ter aftas.
Na verdade, não só as frutas ácidas, mas também alguns temperos tais como o ketchup, a pimenta, a mostarda, o vinagre e outros, também podem desencadear o mesmo tipo de rações. Outros alimentos como açúcar, batata sem casca, feijões, centeio, entre outros também apresentam certo teor de acidez.
Mas por quê essas reações acontecem?
O fato é que algumas pessoas são mais sensíveis a determinados alimentos do que outras e quando ingerem, entre outras coisas, tais alimentos ácidos, desenvolvem aftas na boca, gerando grande desconforto e irritação.
Américo, de fato, nenhum tipo de alimento ácido, nem mesmo as frutas ácidas, tem o poder de causar aftas. Como dito, o que acontece é que as pessoas que são alérgicas a determinados tipos de alimentos, acabam desenvolvendo aftas por estarem predispostas a que tal evento aconteça, não necessariamente por ingerirem frutas ácidas.
Fonte: Meu Nutricionista
Nenhum comentário:
Postar um comentário